Notícias

Embrapa

Portal digital facilita acesso de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal

publicado: 03/10/2019 19h45, última modificação: 03/10/2019 19h45
O ambiente virtual organiza informações de uma série de mapeamentos sobre as áreas desmatadas do bioma Amazônia
Portal digital facilita acesso de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal

Já está disponível na internet, o GeoPortal TerraClass, que é uma ferramentas de análise inédita e gratuita para consulta e geração de análises de mapas em tempo real. Os dados geoespaciais, vão permitir a qualquer pessoa realizar análises mais rápidas e compreender melhor a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal.

O ambiente virtual organiza informações de uma série de mapeamentos realizados pelo projeto de pesquisa TerraClass nas áreas desmatadas do bioma Amazônia. São dados e mapas referentes aos anos de 1991, 2000, 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014, que registram todas as alterações ocorridas na cobertura vegetal, possibilitando consultas geográficas por região, estado, município e Unidades de Planejamento Hídrico (UPH).

Esses dados já estavam na web para consulta pública, mas em formato bruto, o que exigia um trabalho prévio de processamento computacional e o uso de sistemas de informações geográficas para então se proceder às análises específicas. Com a nova tecnologia, além de torná-los acessíveis de forma mais simples, os pesquisadores incorporaram várias ferramentas de visualização e análise que geram tabelas e gráficos, facilitando as análises na tela do computador.

“Não há mais necessidade de se baixar os dados no computador, processá-los e então realizar os estudos para entender que mudanças ocorreram na dinâmica geoespacial da região”, conta o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Júlio Esquerdo. “Os dados brutos continuam disponíveis, mas, além de terem sido reorganizados em uma interface atualizada, criamos um serviço para que os resultados das consultas possam ser visualizados diretamente na web”, explica.

“Agora com o GeoPortal TerraClass é possível identificar e analisar as dinâmicas do uso da terra na Amazônia, permitindo de maneira rápida compreender os principais fatores determinantes das mudanças no setor agrícola brasileiro, e brevemente com a entrada dos dados do TerraClass Cerrado será possível identificar as principais mudanças no uso e cobertura da terra na região com o maior dinamismo na agricultura brasileira”, afirma o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais biomas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Cláudio Almeida,

TerraClass

Os resultados gerados pelo TerraClass ajudam na definição de ações governamentais relacionadas ao desenvolvimento da produção agrícola nacional com bases sustentáveis e subsidiam ações voltadas à preservação da biodiversidade nacional. Estão previstos novos mapeamentos do bioma Amazônia relativos aos anos de 2016 e 2018.

Fonte: Embrapa