Notícias

Meio Ambiente

Painel mostra como financiar gestão de resíduos

publicado: 05/08/2019 20h09, última modificação: 05/08/2019 20h29
Plataforma digital é mais uma ação do Programa Lixão Zero, que integra a Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana
Painel mostra como financiar gestão de resíduos

Crédito: Rodrigo Braga/Ascom MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) acaba de lançar o Mapa de Financiamento para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Trata-se de mais uma ação do Programa Lixão Zero, que integra a Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, uma das prioridades do ministério.

O mapa é uma plataforma digital que proporciona, com um simples clique, o acesso a todas as opções de financiamento para gestão dos resíduos sólidos, de forma consolidada e atualizada. Clique aqui para acessar. O painel permite a aplicação de filtros por estado, mecanismo de financiamento, modalidade de apoio (crédito, recursos não reembolsáveis etc), âmbito de atuação do mecanismo e natureza da organização.

Exibe de forma simples, rápida e segura informações importantes para o tomador de decisão, como taxa de juros, carência máxima, prazo, valor máximo, garantias e instituições financeiras intermediárias.  

O mapa traz, também, links que direcionam o usuário diretamente para a página da instituição financeira, onde podem ser acessadas mais informações. O lançamento do painel ocorreu na sexta-feira (2), durante o encontro da Frente Nacional dos Prefeitos, dia em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 9 anos. Com a nova ferramenta, o processo para obtenção de informações sobre financiamento para gestão de resíduos sólidos urbanos, que antes demandava muito tempo e esforço (os dados estavam dispersos, desorganizados e desatualizados), ganhou mais agilidade e eficiência.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente