Notícias

Educação

Inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa estão abertas

As provas estão marcadas para os dias 16 e 18 de outubro para os estrangeiros que forem participar do processo seletivo
Publicado em 06/08/2019 18h09

Estão abertas até o dia 18 de agosto as inscrições para os estrangeiros que quiserem participar do processo seletivo para obter certificado de proficiência em Língua Portuguesa. São 106 postos credenciados no Brasil e no exterior para aplicação das provas, marcadas para os dias 16 e 18 de outubro.

Provas

O exame é composto por uma parte escrita e uma parte oral. A parte escrita tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito). Essa etapa será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro e terá duração de três horas.

A parte oral, que ocorrerá nos dias 16 (vespertino) e 18 de outubro (matutino e vespertino), é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominadas elementos provocadores.

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso o desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o candidato será classificado nos seguintes níveis de proficiência: avançado superior, avançado, intermediário superior e intermediário.

Vagas 

Os interessados devem selecionar, durante a inscrição, o país e o local onde pretendem realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por cada posto. Um anexo do edital tem a relação de todos os postos que realizarão o exame e o respectivo número de vagas. Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos. Caso o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueará novas inscrições.

Fonte: Ministério da Educação