Notícias

CIDADANIA

Estação Cidadania leva esporte e lazer para a população

Está programada a construção de 329 estações em 311 cidades do país
Publicado em 30/07/2019 16h00 Atualizado em 30/07/2019 16h50
Prefeitura de Cariacica

Estação Cidadania Foto: Prefeitura da Cariacica

O Ministério da Cidadania já inaugurou 26 unidades da Estação Cidadania, um espaço para reunir atividades de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional. No espaço, a população ainda tem acesso a serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência em áreas de vulnerabilidade social.

A ideia é que, além de fortalecer os vínculos comunitários, a unidade seja um local onde os jovens possam desenvolver o protagonismo e suas habilidades por meio das atividades oferecidas.

No total, está programada a construção de 329 estações em 311 cidades do país, o que corresponde a um investimento de R$ 817,6 milhões, sendo R$ 92,54 milhões de contrapartida das prefeituras e o restando em recursos do Governo Federal.

No mês de julho, uma unidade da Estação Cidadania começou a funcionar em Cariacica, no Espírito Santo, com ginásio poliesportivo, estruturas de atletismo, campo de futebol, quadra de areia e área de lazer com playground. No local será possível praticar handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo.

A carateca Mirielly Gomes, de 24 anos, iniciou a carreira esportiva em Cariacica e participou da inauguração do Estação Cidadania. Ela contou que começou a treinar na rua, quando tinha 11 anos. Em 2018, foi campeã sul-americana da modalidade. Recentemente passou a receber o Bolsa Atleta e se prepara para novos desafios. Ela disse que a Estação vai fazer toda a diferença para atletas e para as crianças que querem praticar um esporte.

Eu treinava na rua, de tênis, então agora tem o espaço apropriado com todos os equipamentos necessários para os atletas treinarem para participar de competições de nível internacional. E tanto para nós atletas quanto para as crianças que estão entrando agora, isso faz toda a diferença”, afirmou Mirielly Gomes.

O secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, que participou da inauguração da unidade em Cariacica, (ES), explicou que o objetivo é levar o espaço a todo o país. “É a construção e presença da cidadania. É a vigésima sexta unidade que é inaugurada no país. Queremos ter equipamentos como esse Brasil afora construindo cidadania, construindo nos diversos campos da cultura, do esporte e da ação social”, disse.

A Estação Cidadania tem gestão compartilhada entre as prefeituras, a comunidade e as entidades locais por meio de um grupo gestor tripartite formalmente constituído.