Notícias

Pátria Voluntária

No mês do voluntariado, uma campanha para voluntários

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em abril de 2019, revela que o Brasil tem 7,2 milhões de voluntários
Publicado em 02/12/2019 13h52

São pessoas que realizam qualquer tipo de serviço, por pelo menos uma hora na semana, sem receber nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios. Para celebrar a Semana do Voluntariado e promover o voluntariado de forma articulada entre governo, organizações da sociedade civil e setor privado, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, lança uma campanha publicitária em dezembro.

Em evento no Palácio do Planalto, no dia 2 de dezembro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a presidente do Conselho do Pátria Voluntária, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, apresentam as peças criadas para aumentar a participação dos brasileiros em ações voluntárias.

Composta por filme, jingle e peças digitais, a campanha estará na TV, cinema, rádio, internet e redes sociais. Com o conceito “Fazer o bem é pra você também”, a campanha fala sobre como a realização e a satisfação pessoal em fazer o bem contribuem para uma sociedade melhor e mais justa.

“Estamos prontos para promover o diálogo com representantes de instituições governamentais e não governamentais sobre a promoção do voluntariado no País, de forma transparente, identificando prioridades e realizando ações concretas voltadas à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos e de dependência”, enfatizou Michelle.

Para aumentar o engajamento dos cidadãos, a campanha será veiculada até o dia 20 de dezembro. A música estará disponível em plataformas digitais de música, como o Spotify e Deezer. O governo lança, ainda, uma novidade – o lyric vídeo: um filme sem áudio, com a letra da música em lettering e a participação de uma intérprete em Libras. 

As histórias apresentadas nas peças da campanha são de personagens reais, em diferentes áreas em que praticam suas ações voluntárias. Na internet e redes sociais esses relatos serão apresentados com mais aprofundamento, levando os depoimentos para o público. No Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro vai convocar a sociedade a se engajar ao Pátria Voluntária, durante sua habitual live nas redes sociais. 

Prêmio e Selo

O decreto que instituiu o Pátria Voluntária, em julho deste ano, também estabelece a criação do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. De caráter simbólico, a premiação será concedida anualmente em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades promotoras de atividades voluntárias de interesse social. Além do prêmio, foi criado o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que será entregue para organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.