Logar e acessar a área de edição de serviços do gov.br

Publicado em 27/11/2019 08h02 Atualizado em 18/06/2020 09h59

Atenção!

A área logada para edição de serviços é diferente da área logada acessada pelo cidadão. Para edição de serviços NÃO é utilizado o login único, mas sim outro login criado conforme informado nesta página.



Ao requisitar o cadastro, você deve escolher qual dos dois métodos de segurança irá utilizar no acesso. São eles:

Acesso por duplo fator
Com o cadastro por duplo fator você pode acessar a área de edição de serviços de qualquer máquina conectada à internet, mas será necessário que você instale e mantenha instalado um aplicativo em um celular ou tablet. Você precisará acessar o aplicativo sempre que for acessar a área de edição.
Cadastro de I.P.
O cadastro de I.P. só é indicado para quem vai trabalhar com a edição de serviços do gov.br somente em um lugar e preferencialmente do mesmo computador sempre. É necessário que o I.P. seja estático o que normalmente não ocorre em redes domésticas e sim em redes corporativas. Confira com sua área de T.I, se o I.P. de saída da rede do seu órgão é estático antes de escolher esta opção.

Veja abaixo o procedimento de pedido de inscrição pelo método que você escolheu:

  • Acesso por duplo fator

    1. Envie um e-mail para suporte@portal.gov.br solicitando o cadastro como editor de serviços do órgão no Portal gov.br com acesso via duplo fator de verificação. Você deve fornecer as seguintes informações de cada editor do seu órgão que você deseja cadastrar:
      • Nome completo;
      • E-mail institucional;
      • CPF;
      • Nome do Órgão;
    2. Quando seu cadastro for finalizado, você receberá dois e-mails:
      • O primeiro e-mail será um passo a passo explicando como logar à área de edição de serviços do gov.br. Se você desejar, pode obter estas instruções aqui.
      • O segundo e-mail será com o link onde você cadastrará sua segunda senha para a área de edição de serviços do Portal gov.br. É importante notar que por este método você terá dois logins e duas senhas que precisará informar sempre que for acessar a área de edição de serviços.
    3. Se ocorrer algum erro no processo ou em acessos posteriores você deve tirar um print da tela de erro e enviar ao e-mail suporte@portal.gov.br pedindo correção.
  • Acesso por cadastro de I.P.

    1. Envie um e-mail para suporte@portal.gov.br solicitando o cadastro como editor de serviços do órgão no Portal gov.br com acesso via IP. Você deve fornecer as seguintes informações de cada editor do seu órgão que você deseja cadastrar:
      • nome completo;
      • e-mail institucional;
      • CPF;
      • Nome do Órgão;
      • Número do I.P. de saída da sua rede;
    2. Após seu cadastro ser finalizado, você receberá um e-mail com o link para cadastrar sua senha. Feito isso, você deverá acessar o link https://www. gov.br/login . Deverá aparecer para você uma tela como a abaixo. Caso não apareça esta tela e sim a página inicial do Portal gov.br, entre novamente em contato com o e-mail suporte@portal.gov.br informando o problema.

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