Cadastrando um serviço no Portal Gov.br

Publicado em 27/11/2019 08h02 Atualizado em 28/11/2019 09h59

Em primeiro lugar, uma observação: embora você possa entrar na área de edição de qualquer serviço, você só poderá salvar e pedir a publicação dos serviços do seu órgão ou entidade. O sistema não permitirá a você salvar ou pedir publicação de outra forma.


 Quando você logar a sua navegação no Gov.br ficará com esta aparência:

Página Inicial Logado

Note que, após o login, duas coisas serão alteradas na sua navegação:

  • Aparecerá o seu nome no canto superior direito da tela;

Menu-nome no canto superior direito 

  • Quando você navegar pelos serviços, aparecerá a barra de edição no canto esquerdo superior da tela, com todas as funcionalidades disponíveis ao editor.

Barra de edição - canto superior esquerdo

Nestes locais da tela você encontrará as ferramentas para cadastro e edição dos serviços.


Passo 1

Para cadastrar um serviço, você precisa clicar no seu nome. Ao fazer isso, aparecerá um menu suspenso como o da figura abaixo. Clique então em “Cadastro de Serviços”. 

Menú suspenso - cadastro de serviços


Passo 2

Ao clicar no link, você será levado para uma página onde existe a lista de todos os órgãos. Você poderá ver então, no lado esquerdo superior da tela, algumas opções. Você precisa clicar em “Adicionar Item”.

Menú superior esquerdo - Adicionar Item

Clique na opção “Serviço”.

 Menu superior esquerdo - Adicionar item - Serviço


Passo 3

Ao clicar, você será levado à página de cadastro de serviços:

Na seção "campos do questionário de serviços" você encontrará o detalhamento de cada campo, explicando para que ele serve e os padrões que devem ser seguidos nos mesmos. Aqui vamos falar apenas das características básicas do formulário.

A página de cadastro de serviços é composta por 5 abas:

  • Dados Básicos
  • Solicitante
  • Etapas do Serviços
  • Outras Informações
  • Legislações

Página de cadastro de serviços 

Delas, as quatro primeiras possuem campos obrigatórios que, caso estejam sem preenchimento, farão com que você não consiga salvar e nem pedir a publicação do serviço.

Os campos obrigatórios são marcados com um quadrado vermelho  ao seu lado (assim como as abas que possuem campos obrigatórios).

Para salvar o cadastro do serviço, você deve clicar no botão “Salvar” ao final da página.

Página de serviços - botão salvar

Atenção!

Ao clicar em salvar, todas as abas serão salvas.

Não existe a opção de salvar apenas uma aba.

Caso você não tenha preenchido todos os campos obrigatórios, ao clicar em salvar o sistema voltará uma mensagem de erro e os campos obrigatórios não preenchidos ficarão com o fundo vermelho.

 Página de cadastro - aviso de erros

Para evitar problemas, confira sempre se todos os campos obrigatórios estão preenchidos antes de salvar seu serviço.

 


Passo 4

Se todos os dados obrigatórios estiverem preenchidos, quando você clicar no botão “salvar” você vai ser levado para uma página como a abaixo:

Cadastro de Serviço - ´página salva

Neste momento, o “rascunho” do seu serviço está salvo, mas não está publicado. Para pedir a publicação, você deve clicar onde está escrito “Estado” (canto esquerdo). Você precisará alterar de “Privado” para “Enviar para publicação”. Ao fazer esta ação, os administradores do Gov.br receberão um e-mail automático informando que há um novo serviço pendente de publicação.

Caso esteja tudo de acordo, publicaremos o serviço. Se não, entraremos em contato com você para enviar nossas sugestões e dúvidas.

Até finalizarmos nossa análise, seu serviço ficará com o status “Revisão Pendente”, conforme a imagem abaixo:

Cadastro de Serviços - Status Revisão Pendente