Cadastrar um serviço no Portal Gov.br

Publicado em 27/11/2019 08h02 Atualizado em 12/06/2020 16h11

Em primeiro lugar, uma observação: embora você possa entrar na área de edição de qualquer serviço, você só poderá salvar e pedir a publicação dos serviços do seu órgão ou entidade. O sistema não permitirá a você salvar ou pedir publicação de outra forma.


 Quando você logar a sua navegação no Gov.br ficará com esta aparência:

Página Inicial Logado

Note que, após o login, duas coisas serão alteradas na sua navegação:

  • Aparecerá o seu nome no canto superior direito da tela;

Menu-nome no canto superior direito 

  • Quando você navegar pelos serviços, aparecerá a barra de edição no canto esquerdo superior da tela, com todas as funcionalidades disponíveis ao editor.

Barra de edição - canto superior esquerdo

Nestes locais da tela você encontrará as ferramentas para cadastro e edição dos serviços.


Passo 1

Para cadastrar um serviço, você precisa clicar no seu nome. Ao fazer isso, aparecerá um menu suspenso como o da figura abaixo. Clique então em “Cadastro de Serviços”. 

Menú suspenso - cadastro de serviços


Passo 2

Ao clicar no link, você será levado para uma página onde existe a lista de todos os órgãos. Você poderá ver então, no lado esquerdo superior da tela, algumas opções. Você precisa clicar em “Adicionar Item” e, em seguida, clicar em "Serviço".

Menú superior esquerdo - Adicionar Item

Clique na opção “Serviço”.

 Menu superior esquerdo - Adicionar item - Serviço


Passo 3

Ao clicar, você será levado à página de cadastro de serviços:

Na seção campos do questionário de serviços você encontrará o detalhamento de cada campo, explicando para que ele serve e os padrões que devem ser seguidos nos mesmos. Aqui vamos falar apenas das características básicas do formulário.

A página de cadastro de serviços é composta por 5 abas:

  • Dados Básicos
  • Solicitante
  • Etapas do Serviços
  • Outras Informações
  • Legislações

Página de cadastro de serviços 

Delas, as quatro primeiras possuem campos obrigatórios que, caso estejam sem preenchimento, farão com que você não consiga salvar e nem pedir a publicação do serviço.

Os campos obrigatórios são marcados com um quadrado vermelho  ao seu lado (assim como as abas que possuem campos obrigatórios).

Para salvar o cadastro do serviço, você deve clicar no botão “Salvar” ao final da página.

Página de serviços - botão salvar

Atenção!

Ao clicar em salvar, todas as abas serão salvas.

Não existe a opção de salvar apenas uma aba.

Caso você não tenha preenchido todos os campos obrigatórios, ao clicar em salvar o sistema voltará uma mensagem de erro e os campos obrigatórios não preenchidos ficarão com o fundo vermelho.

 Página de cadastro - aviso de erros

Para evitar problemas, confira sempre se todos os campos obrigatórios estão preenchidos antes de salvar seu serviço.

 


Passo 4

Se todos os dados obrigatórios estiverem preenchidos, quando você clicar no botão “salvar” você vai ser levado para uma página como a abaixo:

Cadastro de Serviço - ´página salva

Neste momento, o “rascunho” do seu serviço está salvo, mas não está publicado. Para pedir a publicação, você deve clicar onde está escrito “Estado” (canto esquerdo). Você precisará alterar de “Privado” para “Enviar para publicação”. Ao fazer esta ação, os administradores do Gov.br receberão um e-mail automático informando que há um novo serviço pendente de publicação.

Caso esteja tudo de acordo, publicaremos o serviço. Se não, entraremos em contato com você para enviar nossas sugestões e dúvidas.

Até finalizarmos nossa análise, seu serviço ficará com o status “Revisão Pendente”, conforme a imagem abaixo:

Cadastro de Serviços - Status Revisão Pendente