Nereu Ramos
Nereu de Oliveira Ramos, advogado, nascido em Lajes, estado de Santa Catarina, no dia 3 de setembro de 1888.
Oriundo de família de políticos, tendo seu pai sido deputado provincial no Império e, depois da Proclamação da República, ocupado uma cadeira na Câmara Estadual durante várias legislaturas.
A nova Constituição foi promulgada em 18 de setembro de 1946 e, no dia seguinte, Nereu foi eleito pelos constituintes vice-presidente da República, recebendo 178 votos contra 139 dados a José Américo de Almeida, candidato da União Democrática Nacional (UDN). Tomou posse no mesmo dia, passando a exercer automaticamente, de acordo com as novas normas constitucionais, a Presidência do Senado.
Vice-presidente da República e presidente do Partido Social Democrático (PSD), Nereu tinha então aberta diante de si, em princípio, a perspectiva de ser escolhido candidato situacionista à sucessão de Dutra. Nereu exerceu a Presidência da República de 13 a 30 de maio de 1949, durante a viagem que o general Dutra fez aos Estados Unidos.
Depois de sua morte (1958), a localidade de Itaguá, em Santa Catarina, foi emancipada e transformada em município, com o nome de Presidente Nereu.
