José Sarney

- .
José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, advogado, nascido em Pinheiro, estado do Maranhão, em 24 de abril de 1930.
Seu pai, Sarney de Araújo Costa, foi membro do Tribunal de Justiça do Maranhão, incialmente como promotor público, depois desembargador, que, por motivos políticos, foi removido sucessivamente para várias comarcas do interior maranhense.
Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Maranhão (1953) e ingressou na Academia Maranhense de Letras (1953). Elegeu-se suplente de deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD), assumindo o mandato em 1956 e 1957, iniciando sua vida política.
Ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e foi indicado como candidato a vice-presidente na chapa comandada por Tancredo Neves nas eleições indiretas para presidente da República. Antes da posse, Tancredo faleceu e Sarney assumiu o cargo em 21 de abril de 1985. Foi durante o mandato de Sarney, um político que apoiou todos os governos militares, que o país construiu a nova Constituição Federal, promulgada em 1988.
Sarney foi conhecido assim porque desde 1958 era chamado como ’Zé do Sarney‘, uma referência ao seu pai. Ele adotou o sobrenome em 1965.