Ministério de Minas e Energia

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior
publicado 01/01/2019 00h27, última modificação 26/09/2019 16h43

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ocasião em que esteve à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM). Iniciou a carreira militar em 1973. Comandou os Submarinos “Tamoio” e “Tonelero”, a Base de Submarinos “Almirante Castro e Silva” e, também, a Força de Submarinos, tendo sido, ainda, chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada e do Comandante da Marinha, além de comandante em Chefe da Esquadra.

É pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília; possui MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas; e MBA em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de vários cursos militares da Escola de Guerra Naval e do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, tornando-se doutor em Ciências Navais.

A experiência internacional de Bento inclui o cargo de diretor-geral da Junta Americana de Defesa (JID), entidade vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington-DC, EUA; e o posto de observador militar da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Guerra da Bósnia. Exerceu, também, a presidência do Conselho de Administração da AMAZUL e foi membro do Conselho de Administração da NUCLEP.

Acesse o site do Ministério: http://www.mme.gov.br

Fonte: Planalto