Ministério da Cidadania

Onyx Lorenzoni
Publicado em 31/12/2018 23h27 Atualizado em 28/02/2020 12h40

Deputado federal há 16 anos, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) é médico veterinário e iniciou sua atuação política como dirigente de entidades da categoria no Rio Grande do Sul.

Eleito deputado federal por mais quatro anos (2019/2022), ocupa o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A Pasta coordena a articulação política do novo governo de Jair Bolsonaro com o Congresso Nacional, tendo uma secretaria específica para cuidar da articulação com a Câmara e outra para fazer a negociação com o Senado.

Foi um dos primeiros a apoiar a candidatura do presidente eleito, a quem conheceu quando chegou à Câmara Federal em 2003. Com o tempo, transformou-se em articulador político da campanha presidencial, o que o gabaritou para ser nomeado ministro extraordinário de transição.

No final de 2016, ganhou destaque como relator do projeto de lei elaborado pelo Ministério Público conhecido como Dez Medidas Contra a Corrupção. Assim como o novo presidente, o parlamentar batalhou na Câmara pela flexibilização do Estatuto do Desarmamento e pela aprovação do impeachment de Dilma Rousseff (PT).