COP28 em Dubai (EAU)
O Governo Federal detalhou a expectativa para a atuação do Brasil na COP28 em briefing para a imprensa nacional e internacional promovido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A delegação brasileira na Conferência do Clima será chefiada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e contará com a presença de várias ministras e ministros, além de representantes de governo, setor privado, academia e sociedade civil, reafirmando a importância e a transversalidade do tema para o governo brasileiro.
Mais de 138 chefes de Estado e Governo são esperados para a conferência. No principal evento internacional sobre mudanças climáticas, o Brasil está comprometido a liderar pelo exemplo, a começar pela apresentação dos resultados positivos na redução do desmatamento na Amazônia, que caiu mais de 40% desde janeiro. Mas, para além disso, o país está focado em alcançar bons resultados, como a redução das emissões ao diminuir o desmatamento, além de já ter a matriz energética com 48% de fontes renováveis.
A COP28 ocorre após o sexto ciclo de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que reforçou o senso de urgência e a gravidade, alertando para a estreita janela disponível para evitar pontos de não retorno ocasionados pela mudança do clima, bem como consequências perturbadoras para sistemas ecológicos e socioeconômicos. Com isso em mente, o Brasil vai trabalhar por resultados significativos este ano, avançando na discussão climática para abrir caminhos para a COP30, que será sediada em Belém do Pará em 2025.
ACOMPANHE AQUI
todas as notícias sobre a COP28
MISSÃO INTERNACIONAL
Ministro Carlos Fávaro integra comitiva do presidente Lula para Oriente Médio e Alemanha
Meio Ambiente e Clima
Taxa de desmatamento na Amazônia cai 22,3% em um ano
Corte de floresta medido pelo Inpe foi de 9.001 km², o menor desde 2019, e representa redução de 2.593 km² em relação ao período anterior, após reversão iniciada em janeiro deste ano
REPRESENTAÇÃO
Sonia Guajajara participa da COP 28, que reunirá lideranças de 190 países em torno da pauta climática
Meio Ambiente e Clima
Fundo Amazônia amplia para R$ 405 milhões apoio aos Estados contra incêndios florestais
Ampliação dos recursos foi aprovada por Comitê Gestor em reunião nesta sexta (10/11)
Energia, Minerais e Combustíveis
MME destaca oportunidades do Brasil no setor de energia para COP-28
Seminário promovido pela Câmara dos Deputados debateu os desafios e a forma como essa agenda pode se desdobrar futuramente no país