Notícias
SAÚDE
Presidente Lula anuncia aporte de R$ 225 milhões para compra de novos equipamentos cirúrgicos
A visita também foi marcada pela entrega de carteiras de registro profissional para sanitaristas. Foto: Marco Loli/MS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a expansão do Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS), em Aracaju, nesta sexta-feira, 29 de maio. Durante a agenda, o Governo do Brasil anunciou investimentos na ordem de R$ 225 milhões para compra de 150 combos de equipamentos para cirurgias gerais e oftalmológicas, que beneficiarão pacientes de todo o Brasil.
Estou feliz pelas entregas na área da saúde. A inauguração de um hospital do câncer num estado do Nordeste significa que, agora, a gente está querendo dizer ao mundo que o Nordeste nunca mais será tratado como se fosse uma região de segunda categoria, como se fosse uma região inferior ao centro-sul do país"
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
A iniciativa permitirá a abertura de 100 novas salas cirúrgicas no país. Ao todo, 138 municípios, nas 27 unidades federativas, serão contemplados. Os combos para cirurgia geral contam com seis equipamentos cada, voltados a procedimentos como vasectomia e laqueadura. Já os combos oftalmológicos possuem cinco equipamentos cada, com foco em cirurgias de maior complexidade, como as de catarata.
“Estou feliz pelas entregas na área da saúde. A inauguração de um hospital do câncer num estado do Nordeste significa que, agora, a gente está querendo dizer ao mundo que o Nordeste nunca mais será tratado como se fosse uma região de segunda categoria, como se fosse uma região inferior ao centro-sul do país. Agora, aqui em Sergipe, vocês vão ter tratamento de câncer como terá qualquer presidente da República do mundo, porque vocês estão sendo tratados com respeito e dignidade”, afirmou o presidente.
Ao discursar no Hospital do Câncer, Lula destacou o avanço social do Brasil, comprovado pela divulgação do novo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. “O Brasil conquistou a primazia de atingir o melhor IDH da história do país. Agora, nós somos ‘top’ no cuidado do desenvolvimento humano. Tudo isso pode ser feito por causa de vocês, por causa de políticas públicas”, disse.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o compromisso do governo com a melhoria contínua do atendimento à população. “Nós já distribuímos 150 desses conjuntos completos de salas de cirurgia no país. O presidente Lula pediu e nós estamos dobrando a quantidade. Ao todo, nós vamos entregar 300 conjuntos completos de salas de cirurgia para o nosso país”, afirmou. “Isso vai nos ajudar a fazer aquilo que o Agora Tem Especialista já está garantindo. Em 2025, o SUS bateu o recorde histórico de cirurgias eletivas. Foram 15 milhões de cirurgias eletivas pelo SUS”, completou Padilha.
PROGRESSO — Com a entrega dos combos de equipamentos, o SUS reduzirá o tempo de espera por cirurgias, em alinhamento com o programa Agora Tem Especialistas. A medida também vai modernizar os procedimentos e reduzir o tempo de internação e as complicações pós-operatórias, além de fortalecer a indústria nacional de saúde.
MAIS DIGNIDADE — O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, enfatizou a importância dos investimentos federais no estado. “O que o presidente trouxe para cá hoje foi saúde de qualidade para quem mais precisa. Foi dignidade, foi honradez. O que nós estamos fazendo aqui hoje, presidente, é garantir que o filho do pobre, que aquelas pessoas mais humildes vão ter a mesma qualidade de tratamento que você vai ter em qualquer hospital privado deste Brasil”, declarou.
ENTREGAS — Durante a visita, o ministro da Saúde anunciou a entrega de um novo tomógrafo para o Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas. O equipamento será entregue nos próximos dias e foi adquirido com R$ 2,15 milhões do Novo PAC Saúde. Com a instalação aparelho será possível acelerar a capacidade de diagnóstico e acompanhamento de pacientes oncológicos.
Também houve a entrega de 406 veículos para sete estados. São 309 veículos do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde para transporte de pacientes do SUS que precisam de atendimento fora de seus municípios. Além do Sergipe, os estados de Pernambuco, Pará, Paraíba, Alagoas, Paraná e São Paulo receberão os micro-ônibus e vans da iniciativa do Governo do Brasil.
Além disso, também foram entregues 87 Unidades Odontológicas Móveis para municípios de Sergipe e outros cinco estados, levando o acesso à saúde bucal em regiões mais vulneráveis. Mais 10 ambulâncias do SAMU 192 foram destinadas a São Paulo e Paraíba. O recurso federal soma R$ 36,5 milhões nos dois tipos de veículos.
SANITARISTAS — A visita também foi marcada pela entrega de carteiras de registro profissional para as sanitaristas Cláudia Santos, Ana Santana, Priscilla Batista, Ilnar Pereira e Karolinne Cavalcante. Sanitaristas são profissionais que atuam diretamente na análise, monitoramento e avaliação das situações de saúde da população. No SUS, podem planejar, coordenar, executar e avaliar atividades de saúde coletiva, contribuindo para a organização e o funcionamento das ações de saúde em diferentes setores.
A regulamentação da profissão contribui para a segurança institucional e valorização de uma categoria fundamental para o planejamento, a gestão e a implementação de respostas aos desafios sanitários.