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COMÉRCIO EXTERIOR

“Ninguém é capaz de competir com a fartura de possibilidades que nós temos”, diz Lula

Presidente participou, nesta segunda-feira, 15 de dezembro, da inauguração da nova sede da ApexBrasil em evento que celebrou a marca de mais de 500 novos mercados internacionais abertos aos produtos brasileiros entre 2023 e 2025
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Publicado em 15/12/2025 16h57 Atualizado em 16/12/2025 08h34
“Ninguém é capaz de competir com a fartura de possibilidades que nós temos”, diz Lula

Durante a cerimônia, Lula lembrou que, nos últimos três anos, o Brasil abriu 508 novos mercados internacionais para os produtos do país, mais do que o dobro do número de mercados abertos entre 2019 e 2022, marca que "ainda pode e deve ser ampliada no ano que vem" - Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

“Não existe hoje ninguém capaz de competir com a fartura de possibilidades que nós temos. Quem pensa pequeno nem sonha. É preciso a gente pensar grande. Nós temos que ter consciência que depende só de nós. Não depende de ninguém”.

Com um discurso em que exaltou os potenciais de produção e exportação do Brasil e um agradecimento a todos os que se engajam para que o país possa ampliar sua escala no comércio exterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira, 15 de dezembro, de um evento que teve um duplo motivo de celebração. Primeiro, a superação da marca de 500 novos mercados internacionais abertos de 2023 a 2025. Depois, a inauguração da nova sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil na capital federal.

Não existe hoje ninguém capaz de competir com a fartura de possibilidades que nós temos. Quem pensa pequeno nem sonha. É preciso a gente pensar grande. Nós temos que ter consciência que depende só de nós. Não depende de ninguém”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

Nos últimos três anos, o Brasil abriu 508 novos mercados internacionais para os produtos do país, mais do que o dobro do número de mercados abertos entre 2019 e 2022. Para Lula, essa marca ainda pode e deve ser ampliada no ano que vem. “Muito orgulho essa história dos 508 novos mercados. E a gente pode muito mais. Para isso, temos que ser humildes, trabalhar mais, melhorar os nossos produtos. Nós temos base intelectual, base empresarial, base de trabalhador, temos tecnologia, temos uma Embrapa, temos tanta coisa que pode ser motivo de orgulho”, pontuou o presidente.

“O acerto das coisas que estão acontecendo no Brasil se deve ao aprendizado que tivemos ao longo de anos. Não depende de uma pessoa, depende da boa vontade dos empresários, da boa vontade dos ministros, da compreensão dos empresários de que, quanto mais corretos nós formos na questão climática, na questão ambiental, na qualidade do produto que fabricamos, mais chance a gente vai ter de ganhar as coisas lá fora. A gente produz para atender o mercado interno e a gente produz tão bem que a gente consegue atender as necessidades do mercado externo. Essa é a coisa mais perfeita que poderia acontecer”, prosseguiu Lula.

O presidente fez uma saudação a todos os que trabalham na Apex e se disse orgulhoso do trabalho desenvolvido na agência. “Se tem uma coisa que eu tenho orgulho é de, em 2003, ter pensado em criar a Apex e o resultado foi excepcional. Eu quero dar os parabéns à Apex, ao corpo de funcionários e à direção. Que a Apex continue crescendo, e, junto com a Apex, que cresça mais mercado, porque o Brasil não vai jogar fora o século da transição energética”, afirmou.

500 MERCADOS – Em um cenário mundial marcado por incertezas, o Brasil encerra 2025 celebrando um avanço histórico com a abertura de mais de 500 novos mercados internacionais para produtos nacionais, em um processo que contou, além do amplo envolvimento do presidente Lula e da liderança do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com a participação da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

RECORDE NAS EXPORTAÇÕES – Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin exaltou os números recordes das exportações brasileiras e da corrente de comércio. “É uma grande alegria estar aqui na inauguração do prédio novo da Apex. Nós vamos bater este ano um recorde, mesmo com o mundo crescendo menos: 345 bilhões de dólares de exportação e 629 bilhões de dólares de corrente de comércio. Não há país do mundo que tenha tido um crescimento mais forte e sustentável, que não se abriu ao mundo, que não priorizou o comércio exterior, que não conquistou mercado. E o Brasil está batendo recorde na atração de investimento estrangeiro direto. Nós somos hoje o segundo do mundo em atrair investimentos para o Brasil”, ressaltou o vice-presidente.

80 PAÍSES – Os mais de 500 mercados foram abertos após negociações com mais de 80 países, uma vez que cada país pode habilitar diversos tipos de produtos. O potencial de exportação desses novos mercados pode superar US$ 37,5 bilhões por ano, segundo estimativas do Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre os produtos desses novos mercados destacam-se carnes, algodão, frutas e pescados, entre outros.

LIVRE DA FEBRE AFTOSA – Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro também destacou a marca. “500 novos mercados é um feito histórico para o Brasil e para o mundo. Tenho certeza de que nenhum país consegue ampliar desta forma em três anos os seus mercados. Recebemos, neste ano, certificado de livre da febre aftosa sem vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal. O Brasil lutou contra essa doença por 72 anos e o mundo agora reconhece a sanidade dos produtos brasileiros, a capacidade de produzir cada vez mais, com garantia das qualidades. Saímos de 29 adidos para 40 novos adidos, percorrendo o mundo e interagindo com os empresários. É uma força tarefa sem precedente”, definiu.

Nós vamos bater este ano um recorde, mesmo com o mundo crescendo menos: 345 bilhões de dólares de exportação e 629 bilhões de dólares de corrente de comércio. Não há país do mundo que tenha tido um crescimento mais forte e sustentável" 
Geraldo Alckmin
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

AGRICULTURA FAMILIAR – Para Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o setor contribuiu de forma importante na abertura dos 500 novos mercados. “A agricultura familiar ajuda muito na exportação, nesses mais de 500 mercados conquistados. O café tem muita força da agricultura familiar, a carne de frango, a carne de porco, as frutas, o açaí, a castanha. Esse ano terminamos bem. Terminamos bem porque é maior exportação, recorde de exportação, recorde de produção agrícola. Deflação de alimentos, o menor índice de desemprego da história do Brasil, o maior PIB dos últimos 15 anos”, enumerou o ministro.

AÇÕES – Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, MAPA e MRE resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de três mil empresas brasileiras. No período, foram realizadas 19 missões oficiais presidenciais e cinco vice-presidenciais, ampliando conexão com mercados prioritários.

“O governo passado abriu pouco mais de 200 mercados em quatro anos. O nosso governo, em três anos, abriu mais de 500 mercados. O Brasil produz 22% do café do mundo, 15% da carne bovina, 26% do frango, 51% do suco de laranja do mundo, 56% da soja, a cera de carnaúba, 54%, polpa de açaí, 99%, açúcar, 26%, algodão, 31%, celulose, 25%, ferro nióbio, 81%, granito, 26%. Esse é o nosso país, que também é destaque no minério de ferro, pimenta do reino, milho, petróleo, carne suína, ferro. Então, o Brasil está disputando o mundo”, frisou o presidente da Apex, Jorge Viana.

NOVAS TECNOLOGIAS – Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Silvia Massruhá falou sobre a importância da atuação da empresa que comanda no processo de ampliação dos mercados internacionais. “A gente não está falando só do agronegócio, aqui a gente está falando de agricultura familiar, de agroecologia. Esses 500 novos mercados são fruto de muito diálogo, de diplomacia”, disse. “Nada disso seria possível se não houvesse investimentos em ciência e tecnologia. A Embrapa é essa referência, não só porque ela desenvolveu essas tecnologias durante todo esse tempo. Ela foi a credibilidade dos produtores rurais. Eles trazem as demandas e eles ajudam a validar as tecnologias que a gente gera no mercado.”

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EMPRESAS – Até outubro de 2025, a ApexBrasil registrou um recorde histórico de 20.754 empresas apoiadas, sendo 66% delas de micro, pequenas e médias, com foco ampliado nas regiões Norte e Nordeste, reforçando a descentralização das ações de promoção comercial. Sócia da Dassoler Agronegócio, Carolina Dassoler falou sobre o impacto das exportações no setor do feijão “Essa união de esforços entre Ministério da Agricultura, Apex e a iniciativa privada está levando ao crescimento acelerado do nosso setor. Resultando até novembro de 2025 na exportação de 500 mil toneladas de feijões e de 485 mil toneladas de gergelim. E o ano não acabou ainda. Comparados a 2024, tivemos um aumento de 45% das exportações de feijões e 49% das exportações de gergelim. Isso que nós não abrimos o mercado da China ainda de feijões”, revelou.

ALGODÃO – Presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa Alessandra Zanotto Costa igualmente exaltou o trabalho da Apex na abertura dos novos mercados. “A Apex é uma ponte essencial entre o campo brasileiro e o mercado internacional. Exportar exige estratégia, promoção, presença, mas, acima de tudo, confiança. E a Apex tem cumprido este papel com competência, transformando o potencial produtivo em oportunidade real. Para nós, produtores, significa segurança para investir, previsibilidade para planejar e desenvolver a região onde a gente atua. E a abertura desses mercados amplia ainda mais o nosso horizonte”.

15.12.2025 - Inauguração da nova sede da ApexBrasil e ato alusivo à abertura de 500 novos mercados para a exportação de produtos agropecuários

NOVA SEDE – Desde sua criação oficial, em 2003, a ApexBrasil sempre funcionou em imóveis alugados. Agora, a Agência contará com sede própria, concebida sob medida para atender às suas necessidades institucionais e estratégicas. “Esta sede própria é mais que uma mudança física. Ela representa uma conquista de anos. Vai trazer economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Estamos felizes em abrir este espaço para as pessoas e reforçar o papel da ApexBrasil como agência que dissemina e impulsiona a imagem comercial do Brasil para o mundo”, destacou Jorge Viana.

ABERTA À POPULAÇÃO – Inovadora e sustentável, a sede da ApexBrasil será aberta à população e terá espaço multiuso com atividades culturais e artísticas. O conceito da sede foi pensado para criar um espaço integrado à cidade, aberto a atividades artísticas, educativas, literárias, exposições e à divulgação dos produtos brasileiros para o mundo.

BURLE MARX – O edifício Lotus 903, de arquitetura contemporânea e paisagismo de Burle Marx, foi construído seguindo padrões de sustentabilidade e eficiência energética. Com cerca de 17 mil metros quadrados, localização próxima ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek e fácil acesso ao transporte público, o projeto traduz o compromisso com inovação, sustentabilidade e impacto social positivo. Antes mesmo da inauguração, o projeto já recebeu duas premiações: o Iconic Awards 2025 – Innovative Architecture, na categoria “Arquitetura Visionária e Inacabada”, dedicada a conceitos e propostas que apontam caminhos inovadores para o futuro do design arquitetônico; e o German Design Award 2025, na categoria “Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual”, que reconhece a excelência e a inovação em arquitetura e design.

Empresa, Indústria e Comércio
Tags: Comércio exteriorRelações exterioresAbertura de mercadosApexBrasilProdução Exportação
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