Notícias
DIÁRIO OFICIAL
Presidente sanciona lei que oficializa o Dia Nacional da Capoterapia
Divulgação / Presidência da República
A primeira sexta-feira de outubro será marcada, a partir de agora, como o Dia Nacional da Capoterapia. A Lei Nº 15.259, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, institui a homenagem e foi publicada nesta quinta-feira (13/11) no Diário Oficial da União.
A prática da capoterapia, atividade inspirada na capoeira e voltada especialmente para pessoas idosas, adapta os movimentos e expressões da capoeira para uma prática coletiva, sem disputas ou acrobacias, com foco na segurança e inclusão.
Realizada em grupos e acompanhada por profissionais especializados, a atividade busca promover ganhos físicos, psicológicos e sociais. Embora aberta a pessoas de todas as idades, a prática tem foco no público idoso, com o estímulo do convívio social, memória e qualidade de vida.
Entre os efeitos observados estão a melhora da coordenação motora, a redução de dores corporais, o aumento da disposição e a diminuição de sintomas ligados à depressão e à ansiedade, além de favorecer a socialização e a autoestima.