Notícias
NOTA À IMPRENSA
Lula tem encontro bilateral com a presidenta de Honduras, Xiomara Castro
Lula e a presidenta Xiomara Castro, de Honduras: concordância de que é hora de passar da etapa de discussão para a fase de implementação das deliberações em torno da mudança do clima. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro, em Belém, no dia 5 de novembro, com a presidenta de Honduras, Xiomara Castro, no contexto da Cúpula de Líderes que antecede a COP30.
O presidente brasileiro descreveu a COP30 como momento de passagem de uma etapa de discussão para a fase de implementação das deliberações já realizadas. Ao concordar com a visão do Brasil, a presidenta Xiomara referiu-se ao esforço de seu país em traduzir em medidas concretas o compromisso com o clima e o meio ambiente. Ambos concordaram com a centralidade das florestas tropicais e com a necessidade de diversificar fontes de financiamento para sua conservação, incluindo o Fundo Florestas Tropicais para Sempre e os mercados de carbono.
Sobre a relação bilateral, a presidenta hondurenha expressou interesse em obter do Brasil apoio para a realização de obras de infraestrutura no país, que visam a ampliar o acesso à luz elétrica e o uso de energias renováveis, e para a modernização da frota da Força Aérea hondurenha, com o objetivo de combater ilícitos ambientais e o narcotráfico e prestar assistência às comunidades isoladas. Mencionou, adicionalmente, o interesse do país de renovar Acordo de Defesa com o Brasil.
Os dois líderes acordaram em colocar suas equipes em contato para avançar nas áreas de cooperação identificadas. Lula fez votos, ainda, de que as eleições presidenciais que terão lugar dentro de poucas semanas em Honduras transcorram com tranquilidade e fortaleçam a democracia no país.
