Notícias
NOTA À IMPRENSA
Reunião Virtual de Líderes do BRICS, em 8 de setembro de 2025
Por iniciativa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no exercício da Presidência do BRICS, realizou-se, em 8 de setembro, Reunião Virtual de Líderes do agrupamento, com duração de cerca de 1h30min.
Diante da crescente instabilidade internacional, tanto no campo econômico como no político, o BRICS reafirmou seu compromisso com a preservação e o fortalecimento do multilateralismo, bem como com a reforma das instituições internacionais.
» Íntegra do discurso do presidente Lula
Os países do bloco realizaram um balanço abrangente da atual situação mundial. Houve consenso sobre a necessidade de avançar rumo a uma ordem internacional mais justa, equilibrada e inclusiva, capaz de refletir as transformações em curso e responder de maneira mais eficaz às demandas do Sul Global.
A reunião foi também ocasião para compartilhar visões sobre como enfrentar os riscos associados ao recrudescimento de medidas unilaterais, inclusive no comércio internacional, e sobre como ampliar os mecanismos de solidariedade, coordenação e comércio entre os países do BRICS.
A Cúpula também ensejou troca de impressões em preparação à 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (Nova York, a partir de 23/9), à COP-30 (Belém, a partir de 6/11) e à Cúpula de Líderes do G20 (22-23/11).
O agrupamento permanecerá empenhado em contribuir ativamente para a paz, para a defesa do multilateralismo e para a construção de soluções coletivas para os desafios globais.
Participaram da Cúpula Virtual os líderes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia, África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e do Vice-Ministro das Relações Exteriores da Etiópia.