Notícias

Acordos Bilaterais

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez

Os Chefes de Estado debateram assuntos como crime organizado e a usina hidrelétrica de Itaipu (PR)
Publicado em 24/11/2021 19h47
Presidente Jair Bolsonaro se encontra com presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez

No encontro os mandatários discutiram assuntos como a criação de pescado no reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu (PR) e assinatura da ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai. - Foto: Alan Santos/PR

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, se reuniu com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, na tarde desta quarta-feira (24/11), no Palácio do Planalto. No encontro para estreitar os laços entre as duas nações, os mandatários discutiram assuntos como a criação de pescado no reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu (PR) e assinatura da ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai.

Após o encontro, o Presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai deram uma declaração oficial à imprensa onde apresentaram os assuntos tratados no encontro. "Nesta visita de serviço vem o nobre presidente do Paraguai tratar de vários assuntos. Como, por exemplo, estaremos, se Deus quiser, concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem. Também, nos próximos dias, estaremos em Carmelo Peralta, Porto Murtinho, assinando a segunda ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai”, enfatizou o Presidente Jair Bolsonaro.

A negociação sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que vencerá em 2023, também foi pauta do encontro, além uso do lago da Usina de Itaipu para a criação de tilápia, que depende de um exame por parte do parlamento paraguaio. “Demos mais um passo na questão de criação de tilápia no lago de Itaipu. Caso isso se concretize o Brasil crescerá em 40% na sua quantidade de pescado”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro.

O combate ao crime organizado também foi assunto da reunião. Em outubro, o governo paraguaio anunciou o lançamento da Operação Soberania, que visa combater o crime organizado na região de fronteira com o Brasil. "O Paraguai tem nos ajudado e muito nessa questão. Inauguramos há pouco mais um radar lá em Ponta Porã, que basicamente toda nossa fronteira está blindada com esse radar", destacou o Presidente Jair Bolsonaro que reforçou que a aliança com o país vizinho está cada vez mais forte.

“Então, o nosso posicionamento, o nosso intercâmbio comercial tem ido muito bem e vai ficar cada vez melhor”, concluiu o Presidente da República, Jair Bolsonaro.