Notícias

Programa Genomas Brasil

Governo lança programa nacional de Genômica e Saúde de Precisão

O investimento previsto para os primeiros quatro anos do programa será de pelo menos R$ 600 milhões
Publicado em 14/10/2020 20h00
Governo lança programa nacional de Genômica e Saúde de Precisão

Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ministro Pazuello durante evento de lançamento do Programa, - Foto: Alan Santos/PR

O Presidente Jair Bolsonaro lançou o programa Genomas Brasil, nesta quarta-feira (14), no Palácio do Planalto. O projeto vai incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de genômica e saúde de precisão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de impulsionar o desenvolvimento da indústria genômica nacional.

No seu discurso, o Presidente Bolsonaro afirmou que o programa é um grande passo para o Brasil entrar na elite do tratamento de doenças e agradeceu o investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Quero cumprimentar aqui o BNDES que dá um primeiro passo investindo recursos nessa área que, com toda certeza, vai estimular que a iniciativa privada também destine recursos que afinal de contas, além da excelência no tratamento, nós temos a excelência também na questão dos gastos em si”, disse o Presidente.

A principal meta do Genomas Brasil para os próximos anos é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas completos de brasileiros. Esse banco permitirá compreender a relação entre genes e doenças na população, trazendo para o SUS melhorias como o acesso a diagnósticos mais precisos, a capacidade de prever e prevenir doenças e a personalização do tratamento com base na informação genética.

Segundo o Ministério da Saúde, o investimento previsto no programa para os primeiros quatro anos é de, pelo menos, R$ 600 milhões.

Saiba mais sobre o programa Genomas Brasil AQUI 

 

Com informações do Ministério da Saúde