Notícias

Marinha

Presidente Jair Bolsonaro participa da formatura de sargentos da Marinha

No Rio de Janeiro, Presidente Bolsonaro destacou a importância do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para o Brasil
Publicado em 10/09/2020 12h32 Atualizado em 18/09/2020 11h45
Presidente Jair Bolsonaro participa da formatura de sargentos da Marinha

Durante a cerimônia, o Presidente Bolsonaro entregou uma medalha e uma placa de homenagem à primeira colocada geral no curso, a 3ªSG-QI Emilly Sayuri de Souza Sakuma - Foto: Alan Santos/PR

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, da cerimônia de formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento da Marinha do Brasil que formou cerca de 2 mil alunos. A turma concluiu o curso no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, instituição com tradição na formação de militares.

“Prezados formandos, este é um momento que marcará a vida de cada um dos senhores, como marcou a minha e a vida também dos que estão aqui nesse palanque. É um degrau atingido que demonstra e comprova a dedicação, o empenho e a renúncia de muita coisa para se conseguir uma formatura. Todos nós nos orgulhamos das nossas Forças Armadas”, disse o Presidente aos novos sargentos da Marinha.

Aos militares, Presidente Bolsonaro destacou a importância das três Forças para o País. “Nós, Marinha, Exército e Aeronáutica, o povo bem comprova, que nós estamos no caminho certo e somos os verdadeiros guardiões da nossa democracia”, disse.

Ao final do discurso, o Presidente desejou bom trabalho aos formandos. “Vocês agora se espalharão por todo Brasil levando o sangue novo da nossa Marinha para os quatro cantos dessa Pátria maravilhosa”.

Durante a cerimônia, o Presidente Bolsonaro entregou uma medalha e uma placa de homenagem à primeira colocada geral no curso, a 3ªSG-QI Emilly Sayuri de Souza Sakuma.

O comandante da Marinha, almirante de Esquadra, Ilques Barbosa Júnior, parabenizou a turma. “São 1.987 sargentos, 1.591 homens e 396 mulheres que, após intensa e seletiva trajetória durante o período de formação reforçaram e ampliaram ainda mais o valor do companheirismo, dedicação, disciplina e fogo sagrado”, disse. “Uma Marinha forte e Forças Armadas fortes contribuem para um País soberano”, completou.

Centro de formação

O Centro de Instrução Almirante Alexandrino para formação de militares da Marinha do Brasil tem 184 anos. Em 2019, a instituição formou 5.630 alunos e a previsão para 2020 é de 5.968 militares. No Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, em 2019, foram habilitados 2.542 militares. 

A instituição ministra cursos de formação para praças da ativa e da reserva; de especialização e aperfeiçoamento para praças; e cursos especiais, expeditos e extraordinários.