Notícias

Segurança

Presidente Bolsonaro inaugura estação Radar da FAB em Corumbá (MS)

Equipamento visa melhorar a segurança do espaço aéreo brasileiro e também contribuir no combate ao tráfico de armas e drogas
Publicado em 18/08/2020 17h18
Presidente Bolsonaro participa de inauguração de estação de radar no Mato Grosso do Sul

A estação vai facilitar o monitoramento de aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira - Foto: PR

O Presidente Jair Bolsonaro inaugurou, nesta terça-feira (18), uma nova estação radar da Força Aérea Brasileira (FAB) para reforçar a segurança do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. O equipamento, instalado em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, vai facilitar o monitoramento de aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira e ampliar a capacidade de identificação de voos não autorizados, além de vai auxiliar no combate ao tráfico de drogas e de armas. 

Durante a cerimônia de inauguração, Bolsonaro ativou a estação radar por meio de vídeos interativos de acionamento do sistema e deu o comando de interceptação de uma aeronave ilícita para o piloto do Super Tucano A-29, durante uma ação simulada para demonstrar a atuação do sistema.

A nova estação conta com radares primário e secundário. O primário faz parte de uma nova geração de radares de longo alcance com capacidade para detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas. Também identifica alvos com precisão, além de ter funções de proteção eletrônica que resguardam os radares contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não. O radar secundário obtém informações como identificação, altitude e velocidade de aeronaves.  

O Presidente Jair Bolsonaro pontuou a importância dos novos equipamentos para o combate ao tráfico: “o que estamos inaugurando aqui, ajudará em muito a nossa PF [Polícia Federal] e também a nossa PRF [Polícia Rodoviária Federal] no combate aos ilícitos. Em especial, o tráfico de drogas e armas ilegais”. Bolsonaro também destacou a atuação das forças policiais que “vem batendo recorde de apreensão de drogas e armamento pelo Brasil”, afirmou.

Produção nacional 

Os radares foram fabricados no Brasil pela Omnisys, empresa da Base Industrial de Defesa do Brasil. O contrato de fornecimento prevê a absorção do conhecimento técnico pelo Comando da Aeronáutica (Comaer), possibilitando a manutenção preventiva e corretiva, minimizando os custos de logística e mantendo um alto nível de disponibilidade dos equipamentos. 

Agricultura

O Presidente Jair Bolsonaro também aproveitou a ocasião para destacar a atuação da ministra Tereza Cristina no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Nossa querida ministra Tereza Cristina, o orgulho do agronegócio, um orgulho não apenas para o Mato Grosso do Sul, bem como para o nosso grande Brasil. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz à frente do Ministério da Agricultura, inclusive abrindo fronteiras para além da América do Sul”.

O Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores do agronegócio brasileiro. De acordo com o 11º Levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra 2019/2020 deve atingir 253,7 milhões de toneladas. O Presidente Bolsonaro ressaltou a importância do setor para a economia do País: “o agronegócio é a locomotiva da nossa economia, podemos viver sem muita coisa, mas ninguém vive sem comida”.