Notícias

TRANSPORTE

Presidente entrega 214 ônibus escolares a estudantes goianos

São três tipos de ônibus com acessibilidade que vão atender cerca de 13 mil alunos da rede pública estadual de ensino, principalmente na área rural
publicado 08/11/2019 20h53, última modificação 08/11/2019 20h53
49034290288_a7889701db_c.jpg

Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro entregou, nesta sexta-feira (8), 214 ônibus escolares a 133 municípios do estado de Goiás. São três tipos de ônibus com acessibilidade, que vão atender cerca de 13 mil alunos da rede pública estadual de ensino, principalmente na área rural.

 “Queremos que nossos filhos e netos sejam melhores do que nós. E isso só vai acontecer se houver educação”, ressaltou o presidente na cerimônia de entrega no estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO). Uma das preocupações do governo com o transporte é diminuir a evasão escolar.

O investimento foi de R$ 43,3 milhões na nova frota. Os recursos foram repassados, por meio de emendas parlamentares, ao programa Caminho da Escola, vinculado ao Ministério da Educação, e operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou que todos os ônibus saíram do bolso de quem paga imposto

Weintraub defendeu ainda que a liberdade só é conquistada a partir da educação. “A batalha pela educação e pelo ensino é uma batalha pela liberdade. Quem não sabe ler e escrever é um escravo”, disse.

Os novos ônibus vão facilitar o transporte de estudantes, como Fabiana Borges, de 10 anos, moradora do município de Bela Vista de Goiás. Ela contou que o atual ônibus utilizado pelos estudantes não tem mais condições de uso.

“Está quebrado, rabiscado e tem partes que a gente tem que segurar nos ferros porque não tem banco. Como tem que passar em muitos lugares, vem muito cheio e não dá pra sentar quase ninguém”, afirmou.

Toda a nova frota conta com poltronas móveis, que facilitam o embarque de alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida. A maioria dos estudantes que será beneficiada vive em áreas de difícil acesso, como zonas rurais. Isabela Vieira, de 11 anos, se alegrou pelos colegas. “Tem muita criança que não tem como vir de carro. Agora, vão ter um meio de transporte”, relatou.

Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola objetiva renovar e ampliar a frota de veículos escolares em escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio de todo país, atendendo, principalmente, estudantes que moram em áreas rurais e ribeirinhas. Além de ônibus, o Programa oferece lanchas e bicicletas fabricadas especialmente para essas regiões.

Foto: Robson Lacerda

 

 

 

Infraestrutura, Trânsito e Transportes