Notícias

VISITA

Em Manaus, Bolsonaro destaca números positivos da economia brasileira

Presidente ressaltou que nunca se viu uma taxa de juros tão baixa, 5% e uma inflação abaixo da média da meta
Publicado em 27/11/2019 12h00 Atualizado em 27/11/2019 16h51
Em Manaus, Bolsonaro destaca números positivos da economia brasileira

Presidente ressaltou que nunca se viu uma taxa de juros tão baixa e uma inflação abaixo da média da meta - Foto: Planalto

Ao discursar na abertura da 1° Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (AM), nesta quarta-feira (27), o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou números positivos da economia e disse que o governo está dando certo. Aos presentes, Bolsonaro também falou sobre a importância da região amazônica para o desenvolvimento do Brasil.

“Nosso governo vem dando certo, os números demonstram isso. Nunca se viu uma taxa de juros tão baixa, 5%. Uma inflação abaixo da média da meta. O Risco Brasil diminuindo também. É a volta da confiança em nosso país, fruto de um trabalho de um governo que escolheu vinte e dois ministros com critério técnico. Em função disso, vem dando certo”, afirmou o presidente.

Aos presentes no evento, Bolsonaro defendeu que a criação da Zona Franca de Manaus, por meio de decreto presidencial em 1967, foi importante para fortalecer a integração territorial. “O objetivo (da Zona Franca de Manaus) foi trazer essa região para dentro do Brasil, mostrar que ela está dentro dos oito milhões e meio de quilômetros quadrados (de extensão do país). A Amazônia é Brasil”, observou.

A 1° Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus ocorre até a próxima sexta-feira (29), e é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ligada ao Ministério da Economia, e pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam).

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, destacou o crescimento da atividade econômica do Polo Industrial de Manaus. Segundo ele, no último mês de outubro, o Polo Industrial de Manaus atingiu praticamente 80% do uso de sua capacidade instalada, melhor índice registrado desde 2014.

“O presidente Jair Bolsonaro, ao resgatar a credibilidade institucional da Suframa, torna a Zona Franca de Manaus um dos melhores ambientes de negócios na economia nacional para receber investimentos gerando oportunidades de emprego, renda e melhorias na qualidade de vida do nosso povo e interiorização da nossa economia”, disse Alfredo Menezes.

Expositores e palestras

O evento busca mostrar a importância do Polo Industrial de Manaus para a economia do país, aliado ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. O polo é um dos mais importantes parques fabris do país, com cerca de 500 indústrias de alta tecnologia. Entre os produtos fabricados estão celulares, aparelhos de áudio e vídeo, televisores, tablets e motocicletas.

A feira de sustentabilidade tem 130 expositores entre empresas do Polo Industrial de Manaus, instituições públicas e privadas, além de um espaço duty free, com a venda direta de produtos produzidos no Polo Industrial de Manaus e itens importados, vendidos com a isenção ou redução de impostos nacionais.

Na programação há palestras com nomes nacionais e internacionais, que abordarão temas como bioeconomia, investimentos, sustentabilidade e assuntos relacionados à Amazônia.

Sustentabilidade 

Como o tema é sustentabilidade, na montagem dos estandes da feira foram usados materiais reciclados como madeira vinda de embarcações desativadas e de paletes, que é um estrado de madeira normalmente utilizado para a movimentação de cargas.