Notícias

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Presidente comemora o 10º aniversário da menina Alícia

Em Ceilândia, o presidente celebra a segunda vida da criança que recebeu um coração transportado pela Força Aérea Brasileira
publicado 01/11/2019 17h35, última modificação 01/11/2019 18h10
Bolsonaro comemora o aniversário da menina Alícia

Bolsonaro comemora o aniversário da menina Alícia Foto: Marcos Côrrea/PR

Na manhã desta sexta-feira (1), o presidente Jair Bolsonaro deslocou-se para Ceilândia (DF), para comemorar o aniversário de 10 anos de Alícia Alves Silva. Aos dois anos de idade, a menina recebeu um coração transplantado de um morador de São Paulo. O transporte do órgão entre as duas cidades foi feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Bolsonaro, Alícia e a família. Foto: Marcos Côeera/PR

Alícia conheceu Bolsonaro em cerimônia do Dia do Aviador no dia 18 de outubro, oação de Órgãos, que ocorreu na Base Aérea de Brasília, em setembro. Na ocasião, a menina convidou o presidente para seu aniversário. Bolsonaro aceitou e hoje marcou presença em Ceilândia, cidade de onde também é natural a primeira-dama Michelle Bolsonaro. 

Alícia com Bolsonaro no Dia do Aviador

O presidente expressou sua alegria em participar desta celebração com Alícia, apontando similaridades entre a menina e sua filha, Laura. 

 

Bolsonaro nos 10 anos da menina Alícia

Transporte de órgãos

A FAB atua em parceria com a Central Nacional de Transplantes (CNT), levando os órgãos ao local onde está o receptor. Em 2019, 27 de setembro, foram feitos 121 voos para transporte de órgãos. O fígado foi o mais transportado, seguido pelo coração e pelos rins. 

Em média, um voo de transporte de órgão dura pouco mais de cinco horas e possui uma tripulação composta por três integrantes da FAB, além da equipe médica responsável pelo transplante. A escolha da aeronave depende de fatores como distância a ser percorrida. As mais usadas são o Embraer 110 Bandeirantes (C95), o Embraer 120 Brasília (C97) e o Laerjet 35 (U35).   

Desde 2017, a FAB disponibiliza 24 horas uma aeronave e dez tripulantes, exclusivamente, para o transporte de órgãos.