Notícias

Viagem EUA

Presidente Jair Bolsonaro chega aos Estados Unidos para visita oficial

Na agenda, está previsto encontro com o presidente Donald Trump
Publicado em 17/03/2019 16h57 Atualizado em 18/03/2019 10h29
Chegada do Presidente Jair Bolsonaro aos EUA

Presidente da República Jair Bolsonaro desembarca na Base Aérea de Andrews. Foto: Alan Santos/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou na tarde deste domingo (17) a Washington para visita oficial aos Estados Unidos. Ele cumpre agenda na capital americana até terça-feira, dia em que se reúne com Donald Trump na Casa Branca. Durante a permanência, se hospedará na Blair House, residência oficial destinada a receber convidados de Estado em visita ao presidente dos Estados Unidos.

Na delegação brasileira estão os ministros das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; da Economia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Meio Ambiente; e do Gabinete de Segurança Institucional.

A viagem, a primeira de caráter bilateral realizada por Bolsonaro ao exterior, marca um conjunto de convergências entre os dois países, pontua o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral. “O aumento do intercâmbio entre os dois países e, sobretudo, a melhoria do diálogo, as afinidades que os presidentes têm são muito importantes. Porque dão o sinal para os demais membros do governo, para diferentes setores empresariais que os dois países querem trabalhar juntos e estão dispostos a superar eventuais dificuldades que são comuns no intercâmbio econômico”, avalia.

Na segunda-feira, Bolsonaro concede audiência a Henry "Hank" Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA. No mesmo dia, participa do painel “O Futuro da Economia Brasileira”, realizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos. À noite, o Conselho Empresarial Brasil-EUA oferece jantar ao presidente.

O primeiro compromisso da terça-feira é um encontro com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao meio-dia, o presidente brasileiro é recebido na Casa Branca por Donald Trump. Haverá um encontro privado entre os dois mandatários e também um almoço de trabalho e reunião ampliada com a comitiva brasileira e autoridades americanas. Na sequência, os presidentes participam de uma conferência de imprensa.

No mesmo dia, Bolsonaro visita o Cemitério Nacional de Arlington e participa de cerimônia de deposição floral no Túmulo ao Soldado Desconhecido. Ao fim do dia, se reúne com lideranças religiosas e realiza jantar de trabalho.

Em declaração à imprensa na última semana, o porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros, afirmou que “a visita tem por objetivo promover uma agenda de resultados positivos em diversas áreas, destravando temas que já estavam na pauta e abrindo novas frentes e novas oportunidades”.

Ainda na noite deste domingo, será oferecido um jantar ao presidente na embaixada brasileira.