Sobre a Secretaria de Imprensa

Informações sobre a Secretaria de Imprensa da Presidência da República (SIP)
publicado 26/12/2018 12h52, última modificação 31/07/2019 12h09

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República (SIP) é o órgão do governo responsável por divulgar, com transparência, rapidez e exatidão, todas as ações do presidente da República. Cabe à SIP divulgar a agenda de compromissos do presidente, programas de governo, políticas públicas, atos, eventos, solenidades, notas oficiais e detalhes de viagens que têm a participação do presidente da República.

Todos os discursos presidenciais em eventos ou solenidades oficiais são disponibilizados na íntegra em texto e áudio e podem ser encontrados na seção Filtros de Pesquisa, neste Portal Planalto.

As cerimônias com participação do presidente têm transmissão em tempo real pela TV NBr, além da cobertura jornalística por texto, áudio e vídeo do Portal Planalto. A SIP também é responsável pela divulgação das fotos oficiais de todos os eventos de que o presidente participa. Essas imagens são armazenadas no Portal Planalto.

A Secretaria de Imprensa organiza também pedidos de entrevista feitos por jornalistas brasileiros e internacionais, além de fornecer a eles informações e levantamentos específicos quando solicitados, de coordenar o credenciamento dos profissionais de comunicação e de prestar apoio ao comitê de imprensa do Palácio do Planalto.

A SIP também oferece documentação para órgãos públicos e presta apoio aos órgãos integrantes da Presidência da República no relacionamento com a imprensa.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República foi criada em 1963 na gestão do presidente João Goulart.

Contatos:

E-mail: 
Tel.: (0xx61) 3411-1601

Fotografia
E-mail: foto@presidencia.gov.br
Tel: (0xx61) 3411-1276