Notícias
SisÉtica
Presidente e Conselheiro da CEP participam de seminário sobre ética, equidade racial e liberdade de crença no SUS
Publicado em
28/11/2025 15h42
Atualizado em
05/12/2025 20h52
- Foto: Presidente da CEP na abertura do evento (Foto: Arquivo CERJ)
No dia 27 de novembro, a Comissão de Ética Pública (CEP) esteve representada no III Seminário “Ética na Conscientização Racial: Saúde sem Racismo Religioso”, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro (CERJ), reuniu gestores e trabalhadores do MS, pesquisadores, professores, representantes de comissões de ética de outros órgãos e demais interessados na pauta para debater ética, equidade racial e enfrentamento à intolerância religiosa nos serviços públicos de saúde.
Em seguida, o Conselheiro Manoel Caetano Ferreira Filho, também representante da CEP, conduziu a Palestra Magna do evento, com o tema “Ética Pública, Diversidade e Espiritualidade: os fundamentos de uma administração pública inclusiva”.
O Seminário integra o Programa de Integridade do Ministério, o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação no Trabalho na Saúde (PEADTS) e compõe a agenda da Campanha Novembro Negro promovida pelo Grupo de Trabalho de Equidade e Diversidade dos Hospitais Federais e Institutos Nacionais do Rio de Janeiro.
A programação também contou com diálogo institucional, com tema “Avanços e desafios na promoção da diversidade e equidade” e com as mesas-redondas “Ética, religiosidade, Preconceito Linguístico e Equidade Racial nos serviços de saúde” e “Liberdade Religiosa e Enfrentamento ‘a Intolerância nas Políticas Públicas”.
Além dos debates, o evento promoveu a 3ª edição do Prêmio Boas Práticas Institucionais: Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Equidade Racial, igualmente promovido pela CERJ, que reconheceu experiências exitosas desenvolvidas nos Hospitais e Institutos Federais de Saúde no Rio de Janeiro, com foco no enfrentamento ao racismo e na promoção da saúde da população negra.

