Notícias
Posse
Maria Lúcia Barbosa toma posse como nova conselheira da Comissão de Ética Pública
Publicado em
01/04/2025 18h23
Atualizado em
04/12/2025 15h02
- Foto: Da esquerda para a direita: Manoel Caetano, Presidente da CEP; Marcos Rogério de Souza, Secretário Especial para Assuntos Jurídicos; Presidente Lula; Maria Lúcia, nova Conselheira da CEP, e Felipo Bona (Foto: Ricardo Stuckert)
Maria Lúcia Barbosa, professora da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tomou posse nesta segunda-feira, 31 de março, como nova integrante da Comissão de Ética Pública (CEP), vinculada à Presidência da República. A nomeação da Conselheira, realizada no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, marca um momento histórico para a CEP: pela primeira vez, desde sua criação, o Colegiado passa a ter maioria feminina.
A nova conselheira também é Vice-Coordenadora da Rede Internacional de Sustentabilidade Universitária da UFPE, iniciativa que promove a integração institucional à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Maria Lúcia desenvolve projetos de pesquisa voltados à sustentabilidade universitária, ao constitucionalismo latino-americano e aos direitos fundamentais, com especial atenção às questões de gênero e justiça social. Sua trajetória profissional ainda engloba funções em diversas outras instituições de ensino e na advocacia.
A posse de Maria Lúcia Barbosa reforça o compromisso da Comissão com a promoção da ética pública a partir de uma perspectiva plural, inclusiva e comprometida com os valores democráticos. Com a nova nomeação, a Comissão de Ética Pública segue atuando em sua missão de orientar e aconselhar autoridades do Poder Executivo Federal sobre condutas éticas, contribuindo para o fortalecimento da integridade pública no país.
