Notícias
SisÉtica
Conselheira Caroline Proner representa a CEP em posse da nova gestão da Comissão de Ética do Ministério da Saúde/RJ
- Foto: Além da Conselheira, compuseram a mesa de abertura representantes do Ministério da Saúde no RJ e em Brasília e da Comissão de Ética do MS/RJ (Foto: Gustavo Maia)
A solenidade de posse da nova Presidência e dos Conselheiros da Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (CERJ), realizada no dia 7 de maio, contou com a participação da Conselheira da Comissão de Ética Pública (CEP) Caroline Proner, que representou o Colegiado na abertura do evento. A cerimônia foi realizada no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/RJ) e reuniu representantes do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), da SEMS/RJ, de hospitais federais, institutos nacionais e de outras instituições vinculadas ao Ministério da Saúde no RJ e em Brasília.
Em sua fala, a Conselheira Caroline Proner destacou o papel estratégico das comissões setoriais no fortalecimento da cultura ética na Administração Pública. Representando a Comissão de Ética Pública, ela reafirmou o compromisso institucional com a promoção da integridade, da conduta responsável e da transparência no serviço público federal, com especial atenção ao setor da saúde, considerado tão desafiador e vital à população brasileira. “A Comissão de Ética da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro exerce um papel estratégico na consolidação de uma cultura ética voltada para o interesse público. Sua atuação é essencial para o fortalecimento da confiança institucional e para a promoção de um ambiente de trabalho baseado no respeito, na responsabilidade e na dignidade da função pública”, afirmou.
Durante o discurso, Caroline também apresentou a missão da CEP, criada pelo Decreto de 26 de maio de 1999, que consiste em zelar pela aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, atuar como instância consultiva da Presidência da República e coordenar o Sistema de Gestão da Ética Pública no Poder Executivo federal – do qual a CERJ faz parte. Finalizou desejando pleno êxito aos conselheiros e conselheiras empossados, com votos de que atuem com escuta qualificada, imparcialidade e compromisso com o bem comum.
Também participaram da mesa de abertura Cleane Saraiva Tavares, Corregedora Substituta; Antonia Ferreira Leite, Presidente da Comissão de Ética do MS em Brasília); Conceição Rezende, Ouvidora-Geral do SUS; e Thiago de Souza Cruz e Elielso de Sousa, antigo e novo presidente da CERJ, respectivamente. A chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MS, Isadora Jinkings Melo Silva, também presente à mesa, destacou que a participação de diferentes áreas na solenidade fortalece o caráter institucional do evento e demonstra o compromisso da Pasta com a integridade e a ética no serviço público.
CERJ
A nova gestão da CERJ será presidida por Elielso de Sousa, que sucede Thiago Souza Cruz, presidente desde a criação da Comissão, em 2021. O novo presidente frisou que dará continuidade ao trabalho de reflexão e diálogo permanente com os profissionais do Ministério no Rio de Janeiro. Também tomaram posse os novos conselheiros Beatriz Nicacio (HFSE), Luciano Sanuto Leite (HFB) e Erika Marinho de Carvalho Trovão (INC). A composição conta ainda com Camilla Allievi e o próprio Thiago Souza Cruz. Na Secretaria-Executiva estão Michelle Mael, Secretária-Executiva; Roberta Martins, Assessora Técnica. além da equipe formada por Raquel Britto, Lilian da Silva e Guilherme Campelo.
