Notícias
DOAÇÕES.GOV.BR
Atualização no sistema Doações.gov.br gera mais transparência e facilidade na gestão de anúncios
A partir de agora, os órgãos públicos passam a contar com uma versão do relatório de anúncios, no sistema Doações.gov.br, mais completa e com mais transparência na disponibilização de registros reais do sistema. Uma lista completa de bens e serviços, em ordem cronológica, poderá ser gerada pelos usuários do sistema para permitir a verificação da sequência da manifestação de interesse em doar ou receber um bem público.
Antes da atualização, as unidades gestoras não conseguiam emitir um relatório com todos os anúncios publicados, e era necessário imprimir anúncio por anúncio. Agora, é possível visualizar, em uma planilha eletrônica, todos os anúncios publicados. O relatório de anúncios também apresenta todo o histórico de registros e cancelamentos de interesse em um determinado bem ou serviço disponível para doação.
Com a atualização do sistema Doações.gov.br, está mais fácil acompanhar o atendimento ao artigo 11 da IN 11/2018, que determina que, para a doação de um bem ou serviço, o órgão deve seguir a sequência da manifestação de interesse. A medida também facilita a extração de dados para eventuais auditorias de órgãos de controle.
O sistema Doações.gov.br continua acessível a toda a sociedade e a empresas privadas. Para elas, não houve alteração das informações contidas nos relatórios dos bens que pretendam doar, continuando disponível o acesso à relação de órgãos públicos que tenham interesse em receber a doação.
Doações.gov.br
O Doações.gov.br é uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal para facilitar a doação de bens móveis e serviços. O sistema conecta órgãos públicos e entidades que desejam receber doações a particulares, e órgãos e entidades públicas que desejam doar, promovendo a transparência e a eficiência na gestão de recursos públicos.
Através do Doações.gov.br, é possível cadastrar bens disponíveis para doação, como móveis, equipamentos e outros itens, além de serviços. O objetivo é otimizar o uso de recursos, reduzir desperdícios e incentivar o consumo consciente e sustentável.