Prioridades da política pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicada ao setor de telecomunicações

Órgão: Ministério das Comunicações

Setor: MCom - Conselho Gestor do Funttel

Status: Encerrada

Abertura: 04/07/2023

Encerramento: 04/10/2023

Contribuições Recebidas: 19

Resumo

A presente consulta almeja definir prioridades da política pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicada ao setor de telecomunicações. 

Considere os 3 temas e 13 subtemas abaixo como referências para priorização da alocação de recursos públicos em políticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em telecomunicações, no âmbito do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico da Telecomunicações (Funttel):

Tema 1: Comunicações Ópticas

1 - Óptica Integrada densa, associada a técnicas de modulação e processamento digital de sinais.

2 - Transceptores ópticos compactos com capacidade flexível e taxas de transmissão de dados superiores a 1 Tb/s por canal.

3 - Fibras multi-core e de núcleo oco.

4 - Tecnologias quânticas.

Tema 2: Comunicações Móveis

5 - Topologias dinâmicas de rede.

6 - Tecnologias além dos limites de Shannon.

Tema 3: Redes Programáveis, Descentralizadas e Seguras

7 - Internet das Coisas (IoT): sensores, chip para transmissão por Radiofrequência (RF) e tratamento da informação.

8 - Comunicações V2X: de veículo para A-X: infraestrutura, outros veículos, etc.

9 - Virtualização de Redes: SDN e NFV.

10 - Realidade imersiva, como o Metaverso.

11 - Gestão descentralizada.

12 - Segurança de Rede.

13 - Inteligência Artificial (IA).

A seguir são apresentadas 7 (sete) questões para auxiliar a definição das prioridades para alocação de recursos. Não é obrigatório responder a todas as perguntas. Sinta-se à vontade para dedicar mais tempo às respostas das perguntas em que considera que sua contribuição será mais valiosa

Registre sua Opinião

Questão 1: Qual dos temas apresentados deveria receber prioridade na alocação de recursos públicos para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em instituições científicas, tecnológicas e de inovação? Por que? Discorra sobre a importância desse tema.

5000 caracteres

Questão 2: Considerando o tema escolhido na questão anterior, qual dos subtemas a ele relacionado deveria receber prioridade na alocação de recursos públicos para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em instituições científicas, tecnológicas e de inovação? Por que? Discorra sobre a importância desse subtema.

5000 caracteres

Questão 3: Além do subtema escolhido na questão anterior, há algum outro subtema (dentre os subtemas indicados) que você considera que deveria receber prioridade na alocação de recursos públicos para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em instituições científicas, tecnológicas e de inovação? Por que? Discorra sobre a importância desse subtema.

5000 caracteres

Questão 4: Há algum tema ou subtema não mencionado que você acha que deveria receber prioridade na alocação de recursos públicos para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em instituições científicas, tecnológicas e de inovação? Por que?

5000 caracteres

Questão 5: A Instituição que você representa teria interesse em desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em telecomunicações com apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico da Telecomunicações (Funttel)? Em qual tema(s) ou subtema(s) sua instituição teria interesse? Fique à vontade para se reportar aos temas e subtemas indicados na introdução da consulta pública ou para fazer referência a algum outro tema ou subtema indicado na questão anterior. 

5000 caracteres

Questão 6: Considerando a importância do setor de telecomunicações para a transformação digital das economias, o novo cenário proporcionado pela implantação das redes 5G, pela massificação do uso das tecnologias de informação e comunicação (e.g., Internet das Coisas) e pela importância cada vez maior das aplicações (cidades conectadas, telessaúde, educação digital etc) em diversos setores da atividade econômica, você acha que o Funttel deveria apoiar a implantação de aplicações em outros setores da atividade econômica? Indique aplicações que considera mais importantes e comente.

5000 caracteres

Questão 7: Considerando que o Funttel é uma política pública para o desenvolvimento tecnológico do setor de telecomunicações, de que forma o apoio do Fundo poderia contribuir para a inclusão digital? Exemplifique.

5000 caracteres

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.