Elaboração do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Órgão: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Setor: MIDR - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Status: Ativa

Abertura: 26/03/2024

Encerramento: 30/04/2024

Contribuições Recebidas: 157

Resumo

Seja bem-vinda(o) a mais um espaço de participação do projeto de elaboração da proposta do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que tem a supervisão geral da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A coordenação técnica do projeto é da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com participação de mais três instituições de pesquisa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).


Como Funciona?

Até 30 de abril de 2024, você poderá escolher os objetivos a serem priorizados no Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Observe que os objetivos propostos para o Plano Nacional estão divididos em três grupos:

- Grupo 1: Gestão Integrada de Riscos e de Desastres

- Grupo 2: Articulação, Fortalecimento Institucional e Engajamento da Sociedade Civil em Proteção e Defesa Civil

- Grupo 3: Fortalecimento da Cultura, Capacitação, Informação e Comunicação em Gestão de Riscos e de Desastres


Os Grupos 1 e 2 possuem 8 (oito) objetivos cada e o Grupo 3 possui 7 (sete) objetivos.

Você deverá escolher 5 objetivos em cada um dos 3 grupos


E o que será feito com os objetivos selecionados depois da votação?

Ao final do Opine Aqui os objetivos mais votados de cada grupo serão priorizados na proposta do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsáveis pela elaboração do Plano Nacional usarão essa priorização como base para definir ações, programas e compromissos a serem assumidos pelo país no escopo do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Sua participação é fundamental para que o Plano Nacional reflita as prioridades da sociedade e não do governo ou de um grupo de organizações.


De onde vieram os temas que estão no Opine Aqui?

Os objetivos foram definidos a partir de sugestões apresentadas pelos diferentes atores estratégicos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), incluindo a sociedade civil organizada, movimentos sociais, voluntários, instituições governamentais, organizações internacionais, entidades de classe, academia e entidades privadas. As sugestões foram reunidas em uma cadeia lógica que consite na relação entre diretrizes e objetivos para a definição de metas e indicadores que orientarão o Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A consolidação dos temas se deu ao longo do processo de elaboração do Plano Nacional, em forma de workshops, mesas-redondas e encontros virtuais com diversos segmentos do Sinpdec. O histórico desses eventos e discussões está disponível no portal oficial do Plano Nacional no www.pndc.com.br.


Não perca a oportunidade de colaborar!

A ampla participação é condição primária para garantir a representatividade e o respeito à diverrsidade social do país no Plano Nacional e aumentar o alcance das ações, programas e projetos a serem colocados em prática. Dessa forma, as políticas de governo aberto ficam mais próximas de atender às necessidade da sociedade.

Fique atento(a) ao Portal do Plano para saber mais sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail participapnpdc@gmail.com

Registre sua Opinião

Grupo 1 – Gestão Integrada de Riscos e de Desastres

Este grupo aborda os objetivos relacionados à gestão de riscos e de desastres, considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas. O objetivo deste grupo é fortalecer a capacidade de atuação em Proteção e Defesa Civil nos cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Selecione 5 (cinco) objetivos para serem priorizados no processo de elaboração do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.









Grupo 2 – Articulação, Fortalecimento Institucional e Engajamento da Sociedade Civil em Proteção e Defesa Civil

Este grupo aborda os objetivos relacionados ao fortalecimento das estruturas institucionais e governança dos órgãos de Proteção e Defesa Civil, bem como o estímulo ao engajamento e participação da sociedade civil, entidades privadas, academia, movimentos sociais, entidades de classe e organismos internacionais na gestão de riscos e de desastres. Destaca-se, ainda, a necessidade de promover a articulação interinstitucional e interfederativa em relação às políticas públicas necessárias para gestão de riscos e de desastres.

Selecione 5 (cinco) objetivos para serem priorizados no processo de elaboração do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.









Grupo 3 - Fortalecimento da Cultura, Capacitação, Informação e Comunicação em Gestão de Riscos e de Desastres

Este grupo destaca a importância da promoção de uma cultura de gestão de riscos e de desastres de modo a fortalecer a conscientização e engajamento da população na prevenção de desastres, além de capacitar e qualificar agentes governamentais e não governamentais para uma atuação eficaz na gestão de riscos e de desastre.

Selecione 5 (cinco) objetivos para serem priorizados no processo de elaboração do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.








Para opinar deve estar logado no portal.