Pesquisa - priorização de abertura de bases de dados para o Plano de Dados Abertos do Ministério das Comunicações

Órgão: Ministério das Comunicações

Status: Encerrada

Abertura: 22/01/2021

Encerramento: 07/02/2021

Contribuições Recebidas: 10

Resumo

O movimento de abertura de dados só encontra seu propósito se propiciar à sociedade e ao poder público o usufruto das informações disponíveis.

Neste sentido, o Ministério das Comunicações buscará com seu Plano de Dados Abertos publicar a estratégia de abertura dos dados contidos nas bases do MCom para garantir o acesso aos cidadãos, fomentando controle social e a construção de um ambiente de gestão pública participativa e democrática. Ainda, a iniciativa possibilitará aprimorar a cultura de transparência, facilitar o intercâmbio entre órgãos e entidades da administração pública, bem como incentivar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Estes objetivos estão em consonância com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal, instituída pelo Decreto No. 8.777/2016.

Cabe ressaltar que o Ministério das Comunicações visa a completa abertura de bases de dados do órgão, exceto as suas partes de natureza sigilosa ou que possam violar a privacidade do cidadão. Assim, prezando pelos mecanismos de participação social nesse processo, disponibiliza-se o inventário de bases de dados do MCom para identificar as demandas da sociedade.

De maneira objetiva, os cidadãos poderão votar nas dez bases de maior interesse, de modo que o processo de abertura de dados possa considerar suas demandas entre os critérios de priorização.

Mais detalhes dos indicadores e dados de cada base podem ser visualizados na consulta pública

disponível aqui.

É necessário efetuar o login / acesso para visualizar abaixo o questionário da pesquisa.


Registre sua Opinião

Selecione entre as bases de dados abaixo aquelas de maior interesse. No mínimo uma e no máximo dez bases deverão ser selecionadas.
















































Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.