ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ENPI). Plano de Ação 2023-2025

Colegiado: Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual

Status: Encerrada

Abertura: 05/05/2023

Encerramento: 30/05/2023

Contribuições Recebidas: 23

Resumo

TOMADA DE SUBSÍDIOS

Contribuições para o Plano de Ação 2023-2025 da ENPI.

A Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) se materializa em um conjunto de 210 ações pautadas por objetivos, metas e diretrizes comuns da administração pública federal, na direção de um sistema de propriedade intelectual efetivo e equilibrado, amplamente conhecido, utilizado e observado, que incentive a criatividade, os investimentos em inovação e o acesso ao conhecimento para a maior competitividade e o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A ENPI foi instituída pelo Decreto n. 10.886, de 7 de dezembro de 2021, e é implementada por meio de Planos de Ação bienais, sob a coordenação do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI)a exemplo do Plano de Ação 2021-2023, aprovado pela Resolução GIPI n.2 de 2021.

Ao fim de cada biênio, o Governo elabora um novo Plano de Ação para implementação no período dos dois anos subsequentes, priorizando novas ações dentre as 210 ações previstas no anexo do Decreto e buscando dar continuidade para algumas ações já priorizadas nos Planos de Ação anteriores.  Note que o anexo da Resolução GIPI n. 2 de 2021 possui uma tabela com 49 ações, todas foram previstas no Decreto 10.886/2021 e foram priorizadas para os primeiros dois anos de implementação da ENPI.

Este exercício de priorização é o que estamos fazendo neste momento, para que tenhamos um novo conjunto de ações prioritárias da ENPI, com entregas concretas a serem implementadas de agosto de 2023 a julho de 2025.

Este formulário, elaborado pela Secretaria Executiva do GIPI, pretende captar sugestões de atores interessados no tema, principalmente da sociedade civil, a fim de construir projetos de maior impacto social e que contribuam para as diretrizes e objetivos gerais pactuados para o período de 2021 a 2030 da ENPI.

Qualquer cidadão ou representante de organização pública, privada ou do terceiro setor pode participar.

Para que seja uma contribuição assertiva e proveitosa, recomendamos, pelo menos, a leitura do Decreto n. 10.886 de 2021, que instituiu a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual. Mais informações e publicações adicionais podem ser acessadas na página sobre a ENPI, disponível no Portal da Propriedade Intelectual.

As sugestões e contribuições recolhidas nessa consulta são de caráter consultivo e serão consideradas na tomada de decisão do Governo brasileiro. Os dados do presente formulário serão utilizados única e exclusivamente pelos representantes da Secretaria Executiva do GIPI para elaboração do Plano de Ação 2023-2025 da ENPI. Só poderão ser repassados a algum membro de governo do GIPI para o mesmo fim e respeitada a confidencialidade dos dados.

Qualquer dúvida, enviar e-mail para gipi@economia.gov.br.

Agradecemos desde já o interesse em colaborar para a melhoria do sistema nacional de propriedade intelectual!

Registre sua Opinião

Nome do responsável pelo preenchimento do formulário

100 caracteres

E-mail para contato

100 caracteres

Nome da entidade que representa (se preencher como pessoa física, este campo não é aplicável)

100 caracteres

Em qual perfil você ou a organização que você representa se encaixa? (focar no perfil predominante, máx. 2 opções)












AÇÕES PRIORITÁRIAS: O Decreto n. 10.886 de 2021, que instituiu a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, possui em seu anexo a previsão de 210 ações, organizadas em 7 eixos.

Copie e cole abaixo as ações, tal como no texto do Decreto, que você ou sua instituição entenda como prioritárias e que deveriam estar no próximo Plano de Ação 2023-2025.

As ações do novo Plano de Ação 2023-2025 podem ser uma continuação das 49 ações já priorizadas no Plano de Ação anterior (2021-2023), publicadas na Resolução GIPI n.2 de 2021, ou podem ser qualquer outra ação entre as 210 ações do anexo do Decreto 10.886/2021.

Ao transcrever a ação, favor indicar em qual dos 7 eixos da Estratégia a ação proposta se insere:

  • Eixo 1: Propriedade Intelectual para a competitividade e o desenvolvimento
  • Eixo 2: Disseminação, Formação e Capacitação em PI
  • Eixo 3: Governança e Fortalecimento Institucional
  • Eixo 4: Modernização dos Marcos Legais e Infralegais
  • Eixo 5: Observância e Segurança Jurídica
  • Eixo 6: Inteligência e visão de futuro
  • Eixo 7: Inserção do Brasil no Sistema Global de PI

2000 caracteres

INICIATIVAS: Considerando as ações prioritárias que indicou acima, quais iniciativas concretas você sugere para a implementação de cada ação nos próximos 2 anos? Relacione cada iniciativa proposta abaixo a uma ação prioritária mencionada na questão acima.

Você pode sugerir uma nova iniciativa ou indicar uma iniciativa já em curso no Plano de Ação 2021-2023. . Quanto mais específica e concreta for a descrição da iniciativa, melhor. Descreva, em linhas gerais, qual o objetivo da iniciativa, como poderia ser a execução, público-alvo, eventuais parceiros e outras informações adicionais que já tenha pensado ou planejado.

"Iniciativa" pode ser desde uma entrega mais pontual como um evento ou uma capacitação, até um projeto-piloto ou um programa contínuo. 

Clique aqui e veja o arquivo com exemplo do Programa PI nas Escolas, iniciativa do Eixo 2 da ENPI: Disseminação, Formação e Capacitação em PI, dentro da Ação Estratégica de "Implementar iniciativas de conscientização de crianças, jovens e adultos sobre a importância de PI em sua vida cotidiana, oportunidades, desafios e responsabilidades como inventores ou consumidores".

2000 caracteres

OPINIÃO: Você tem algum comentário positivo ou negativo que gostaria de destacar sobre alguma ação ou iniciativa em curso ou implementada ao longo do primeiro Plano de Ação da ENPI (2021-2023)?

2000 caracteres

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.