Consulta Pública sobre a Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública.

Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Setor: MJ - Secretaria Nacional de Segurança Pública

Status: Encerrada

Publicação no DOU:  12/01/2023 

Abertura: 12/12/2023

Encerramento: 26/01/2024

Processo: 08020.009189/2023-74

Contribuições recebidas: 309

Responsável pela consulta: Diego Remor Moreira Francisco

Contato: (048) 99616-2976

Resumo

 Edital N.º 64/2023

 PROCESSO Nº 08020.009189/2023-74

 

A SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, disponibiliza para consulta pública a proposta de Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública, com fulcro nas prerrogativas estabelecidas nos artigos 24 e 76 do Anexo I do Decreto nº 11.348, de 1º de janeiro de 2023, no Decreto nº 9.489, de 30 de agosto de 2018, em conformidade com o inciso II do art. 6º  da Portaria da SE/MJSP n.º 1.411, de 25 de novembro de 2021, e tendo em vista o consta no processo n.º 08020.002713/2023-86.

1. DA CONSULTA PÚBLICA

1.1 A Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública integra o Projeto Nacional de Câmeras Corporais, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em colaboração com instituições de segurança pública federais, estaduais, distrital e municipais.

1.2 A proposta de Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública é resultado dos trabalhos do Grupo de Trabalho - GT, instituído pela Portaria SENASP/MJSP n.º 531, de 10 de agosto de 2023, com a finalidade de estruturar a proposta de Diretriz Nacional sobre o uso de Câmeras Corporais em Segurança Pública. O GT contou com participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG), Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), representantes das Guardas Civis Municipais de Curitiba/PR e Guarulhos/SP, e representantes convidados da Secretaria de Segurança do Estado da Bahia. 

1.3 A proposta elaborada pelo GT foi submetida aos profissionais de segurança pública no 1º Encontro Técnico Nacional sobre Câmeras Corporais e Segurança Pública, realizado entre os dias 29 a 31 de agosto de 2023, oportunidade em que foi possível reunir 156 profissionais do setor, sendo que as sugestões coletadas para a Diretriz nacional de Câmeras Corporais foram analisadas no âmbito do GT.  

1.4 O GT produziu uma minuta de Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública, a qual foi submetida as sugestões e aperfeiçoamento no âmbito da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública, das instituições de segurança pública federais e posteriormente avaliada pela Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

1.5 Sendo assim, a versão que esta sendo submetida a consulta pública é fruto de ampla participação dos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, carecendo de uma participação social mais ampla a ser suprida por meio da presente consulta pública.

2. DO OBJETO DA CONSULTA PÚBLICA

2.1 O presente edital de consulta pública tem como objetivo coletar contribuições, sugestões e críticas por parte dos interessados, representantes da sociedade, quanto às disposições da proposta de Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública, a qual visa estabelecer orientações claras acerca do uso de câmeras corporais para os órgãos de segurança pública de maneira abrangente. Esta proposta representa o primeiro conjunto de regulamentações sobre o uso de câmeras corporais, com a finalidade de estabelecer critérios técnicos fundamentais para sua aplicação.

2.2 O objetivo primordial desta consulta pública é possibilitar a participação ativa dos cidadãos e das partes interessadas, cujas contribuições são fundamentais para o processo de aprimoramento e consolidação das diretrizes propostas, garantindo que a regulamentação reflita as necessidades e expectativas da sociedade e dos órgãos de segurança pública. Todas as contribuições recebidas serão devidamente consideradas na versão final da Diretriz Nacional sobre o Uso de Câmeras Corporais em Segurança Pública.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 O teor completo da proposta de ato normativo estará disponível no link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/cameras-corporais, a partir da publicação do presente Edital no Diário Oficial da União, e assim permanecerá até o prazo final para coleta das contribuições.

3.2 Para acessar a consulta pública, é necessário que o interessado realize o seu cadastro na plataforma "Participa +Brasil", conforme orientações disponíveis na própria plataforma.

3.3 Qualquer interessado poderá participar da presente consulta pública apresentando contribuições, sugestões e críticas, que deverão ser encaminhadas, exclusivamente, pela plataforma "Participa +Brasil", no link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/mj-secretaria-nacional-de-seguranca-publica, durante o período de 45 dias corridos, a contar da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União. 

3.4 As entidades, colegiados, órgãos, instituições (federais, estaduais e municipais) ou pessoas jurídicas com interesse na matéria, deverão apresentar as contribuições por meio de documento consignado pelo respectivo gestor ou representante legal. As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail: cameras.corporais@mj.gov.br, desde que atendidos os requisitos do item 3.5.

3.5 As propostas encaminhadas pelas entidades, órgãos ou instituições federais, estaduais e municipais deverão atender aos seguintes critérios:

a) indicação do nome da instituição ou da pessoa proponente, sem abreviaturas, bem como descrição de sua atuação acerca da temática;

b) informação de endereço físico e eletrônico, assim como telefone para contato; e

c) documento digital contendo as sugestões e críticas organizadas em indicações em cada um dos dispositivos do ato normativo.

3.6 Após o encerramento do período previsto para o recebimento de contribuições estabelecido no item 3.3, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no prazo máximo de 15 (dias) corridos, procederá a análise das sugestões recebidas para o texto preliminar submetido a esta Consulta Pública. A análise será apresentada em formato de planilha eletrônica e estará disponível por meio do seguinte link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/cameras-corporais.

3.7 Á análise das contribuições recebidas será realizada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria SENASP n.º 551/2023, que poderá, a seu critério e independentemente de justificativa, recusar aquelas manifestamente improcedentes ou que estejam em desacordo com os itens 3.2 a 3.5. 

3.8 Não será possível interpor recurso contra a decisão do Grupo de Trabalho a que se refere o item anterior.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1 Após a análise e deliberação acerca das propostas recebidas, caberá ao Grupo de Trabalho submeter ao Secretário Nacional de Segurança Pública a versão final da minuta de Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública.

4.2 Por se tratar de ato normativo no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, após aprovação do Secretário Nacional de Segurança Pública, a minuta de Portaria da Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública seguirá os trâmites internos estabelecidos pela Portaria MJSP nº 178, de 26 de fevereiro de 2019.

4.3 Os casos omissos serão dirimidos pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria SENASP n.º 551/2023.

4.4 Dúvidas e esclarecimentos podem ser sanados pelo endereço eletrônico: cameras.corporais@mj.gov.br.

 

TADEU ALENCAR
Secretário Nacional de Segurança Pública

Conteúdo

- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -

Contribuir em:
Realize o login para contribuir e ver as contribuições
Envie sua contribuição
Informe o título da contribuição
Informe o resumo da contribuição (até 2000 caracteres)
Escolha o arquivo da contribuição. Somente PDF.
 
Contribuições recebidas
MINUTA DE PORTARIA MJSP
1

Estabelece a Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública.

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II, do parágrafo único, do art. 87, da Constituição Federal e, e tendo em vista o disposto nos incisos I, II, XII, XVII, XIX e XX do art. 1º do Anexo I ao Decreto nº 11.348, de 1º de janeiro de 2023, resolve:
CAPÍTULO I

2

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

3

Art.1º Esta Portaria estabelece a Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais para os órgãos de segurança pública.

4

§1º A observância do disposto nesta Portaria é obrigatória para todos os órgãos de segurança pública que optarem pela implementação de câmeras corporais.

5

§2º O disposto no § 1º também se aplica à Força Nacional de Segurança Pública e à Força Penal Nacional.

6

Art.2º A implementação de projetos de câmeras corporais pelos órgãos de segurança pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios será considerada para fins de repasse dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.

7

Art.3º São princípios desta Diretriz:

8

I - proteção, valorização e reconhecimento dos profissionais de segurança pública;

9

II - proteção dos direitos humanos, respeito aos direitos e garantias fundamentais e promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana;

10

III - uso diferenciado da força;

11

IV - respeito à privacidade e à integridade pessoal;

12

V - articulação interfederativa e interagências;

13

VI - transparência, responsabilização e prestação de contas;

14

VII - inovação tecnológica em segurança pública; e

15

VIII - simplicidade, economia procedimental e celeridade no serviço prestado à sociedade.

16

Art.4º São objetivos desta Diretriz:

17

I - estimular a profissionalização dos órgãos de segurança pública;

18

II - fortalecer processos de inovação e modernização em segurança pública;

19

III - padronizar procedimentos de atuação dos profissionais de segurança pública quanto ao uso de câmeras corporais e gestão dos registros audiovisuais;

20

IV - qualificar a produção de provas materiais, dentro dos princípios da cadeia de custódia, a partir de registros audiovisuais;

21

V - incentivar a utilização de registros audiovisuais para fins de treinamento e aperfeiçoamento técnico;

22

VI - fomentar estudos científicos para proposição, aperfeiçoamento e avaliação de políticas públicas de segurança;

23

VII - auxiliar a elaboração e estruturação de ações de interesse da segurança pública;

24

VIII - garantir que as informações coletadas pelos sistemas de registros audiovisuais atendam aos requisitos de disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade;

25

IX - promover a participação social; e

26

X - estabelecer mecanismos de supervisão e de avaliação.

27

Art.5º Para os fins desta Portaria, considera-se:

28

I - autenticidade: garantia de que as informações são genuínas e confiáveis, ou seja, que foram criadas, modificadas ou transmitidas por uma fonte confiável e que não foram corrompidas durante o processo.

29

II - câmera corporal: dispositivo portátil que capta registros audiovisuais das interações com o ambiente e com outras pessoas e que se acoplam nos uniformes dos profissionais, integrando o conjunto de equipamentos de proteção individual (EPI).

30

III - disponibilidade: capacidade de acessar e utilizar os dados ou sistemas quando necessário.

31

IV - gravação (buffer) de pré-evento: recurso que possibilita a gravação temporária do registro audiovisual por um período pré-determinado, antes que ocorra um evento ou ação específica.

32

V - hash: função responsável por converter dados de entrada de comprimento variável em uma saída de comprimento fixo;

33

VI - informação: dados processados que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

34

VII - integridade: qualidade da informação que não modificada, quanto à origem, ao trânsito e ao destino; 

35

VIII - log: registro informacional cronológico de todos os eventos ou atividades que ocorrem em um sistema, aplicativo ou ambiente específico;

36

IX - metadados: conjunto de dados que descrevem e disponibilizam informações sobre outros dados;

37

X - registro audiovisual: informação ou dados audiovisuais que podem ser usados para comprovar ou refutar um fato, evento, ação, transação, atividade criminosa, ou qualquer outra circunstância em um contexto legal, investigativo, regulatório ou de conformidade; e

38

XI - sistema de gestão audiovisual: conjunto de ferramentas e processos usados para acessar armazenar, autenticar, gerenciar e preservar registros audiovisuais de forma segura e confiável, garantindo sua integridade, autenticidade e confidencialidade.

CAPÍTULO II

39

DAS OBRIGAÇÕES

40

Art.6º Compete ao Ministério da Justiça e Segurança Pública:

41

I - financiar, de acordo com a disponibilidade orçamentária, projetos de câmeras corporais;

42

II - formular, implementar, monitorar e avaliar projetos de câmeras corporais que contemplem dimensões de diagnóstico, padronização de procedimentos e doutrina, treinamento, aquisições e avaliação de impacto, dentre outras;

43

III - disponibilizar estruturas, normativos e pessoal para oferta de consultoria técnica especializada aos projetos dos órgãos de segurança pública;

44

IV - disponibilizar guia de referência para subsidiar a compreensão dos órgãos de segurança pública quanto às diretrizes e aos demais temas pertinentes;

45

V - disponibilizar norma técnica especificando requisitos de segurança cibernética, física e operacional, bem como padrões de coleta, transmissão e armazenamento audiovisual;

46

VI - elaborar e disponibilizar cadernos de diretrizes sobre procedimentos operacionais relacionados às câmeras corporais e ao uso diferenciado da força;

47

VII - disponibilizar atas de registro de preços de soluções tecnológicas de registro audiovisual, como também de equipamentos de menor potencial ofensivo, para adesão dos órgãos de segurança pública;

48

VIII - realizar e fomentar treinamentos sobre câmeras corporais e uso diferenciado da força;

49

IX - promover ações de conscientização, discussão e integração com a sociedade civil;

50

X - promover intercâmbio de boas práticas; e

51

XI - fomentar pesquisas e estudos, com ênfase na avaliação de impacto, sobre câmeras corporais e uso diferenciado da força.

52

Art.7º Compete aos órgãos de segurança pública:

53

I - manter estrutura administrativa dedicada à gestão dos registros audiovisuais produzidos pelas câmeras corporais;

54

II - formular, implementar, monitorar e avaliar projetos de câmeras corporais que contemplem dimensões de diagnóstico, padronização de procedimentos e doutrina, treinamento, aquisições e avaliação de impacto, dentre outras;

55

III - custear, com recursos próprios e de acordo com a sua disponibilidade orçamentária, projetos de câmeras corporais;

56

IV - disponibilizar instrumentos de menor potencial ofensivo, prioritariamente, para os profissionais que utilizarem câmeras corporais em consonância com a Lei nº 13.060, de 22 de dezembro de 2014, e com a Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010;

57

V - disponibilizar equipamentos de proteção individual, em quantidade suficiente e qualidade adequada;

58

VI - oferecer formação e capacitação continuada; e

59

VII - fomentar pesquisas e estudos, com ênfase na avaliação de impacto, sobre câmeras corporais e uso diferenciado da força.

60

§1º As matrizes curriculares de formação e capacitação continuada deverão ser atualizadas de forma a incluírem conteúdos específicos relacionados ao uso de câmeras corporais.

61

§2º O disposto no inciso IV do caput, apesar de recomendado, não é obrigatório para os Corpos de Bombeiros e as Perícias Oficiais de Natureza Criminal.

CAPÍTULO III

62

DA UTILIZAÇÃO

63

Art.8º Os profissionais de segurança pública em serviço deverão utilizar as câmeras corporais, quando possível e tecnicamente viável, observado o disposto no art. 5º, pelo menos, nas seguintes circunstâncias:

64

I - em atendimento de ocorrência;

65

II - em atividade que demande atuação ostensiva, seja ordinária ou especializada;

66

III - na realização de identificação e checagem de bens;

67

IV - durante buscas pessoais, veiculares ou domiciliares;

68

V - durante operações, inclusive aquelas que envolvam manifestações, controle de distúrbio civil, interdições ou reintegração de posse;

69

VI - no cumprimento de determinações de autoridade competente e mandados judiciais;

70

VII - em perícias externas;

71

VIII - em atividades de fiscalização e vistoria técnica;

72

IX - em atividades de  busca, salvamento e resgate;

73

X - nos casos em que os profissionais de segurança pública julgarem necessários para sua defesa ou coleta de evidências;

74

XI - em escoltas ostensivas de custodiados;

75

XII - em todas as interações entre policiais e custodiados, dentro e fora do ambiente prisional;

76

XIII - durante as rotinas carcerárias, inclusive no atendimento aos visitantes e advogados;

77

XIV - nas intervenções e resolução de crises, motins e rebeliões no sistema prisional;

78

XV - nas situações de oposição à atuação policial, potencial confronto ou uso de força física; e

79

XVI - em sinistros de trânsito.

80

§1º A utilização de câmeras corporais deve ser regulamentada por cada órgão de segurança pública de acordo com as peculiaridades do seu regime jurídico.

81

§2º O uso de câmeras corporais nas atividades de inteligência, em investigações que possam ter sua eficiência prejudicada pelo seu uso e em situações que violem a intimidade do profissional deve ser objeto de regulamentação específica.

82

§3º O órgão de segurança pública deverá disciplinar a priorização do uso de câmeras corporais quando o número de equipamentos disponíveis não atender à totalidade dos profissionais em serviço operacional.

83

Art.9º Os órgãos de segurança pública desenvolverão procedimentos e processos para controlar a funcionalidade e a utilização das câmeras corporais, visando garantir que o equipamento esteja disponível e em plenas condições de uso pelo profissional de segurança pública.

84

§1º É obrigatória a identificação das câmeras corporais, tanto em seu patrimônio quanto no sistema de gestão dos registros audiovisuais, por meio de numeração única com base em seu código serial ou equivalente, possibilitando a identificação do profissional que a utiliza.

85

§2º Deve ser garantida, sempre que possível e tecnicamente viável, a localização em tempo real das câmeras corporais.

CAPÍTULO IV

86

DOS PROCEDIMENTOS 

87

Art.10. A gravação das câmeras corporais ocorrerá, alternativa ou concomitantemente, mediante regulamentação de cada órgão de segurança pública, de acordo com os seguintes modos:

88

I - por acionamento do profissional de segurança pública: a gravação é iniciada pelo operador da câmera corporal;

89

II - por acionamento automático, quando:

90

a)      a gravação é iniciada desde a retirada do equipamento da base até a sua devolução, registrando todo o turno de serviço;

91

b)      a gravação é configurada para iniciar em resposta a determinadas ações, eventos, geolocalização ou sinais específicos;

92

III - por acionamento remoto: a gravação é iniciada, de forma ocasional, por meio do sistema após o despacho, aceite de ocorrência ou decisão de autoridade competente.

93

§1º Ao regulamentar os modos de gravação, o órgão observará: 

94

I - as peculiaridades jurídicas de suas atividades;

95

II - as situações em que será obrigatória a gravação intencional dos fatos de interesse;

96

III - as formas de supervisão, inclusive relacionadas às hipóteses de não acionamento, acionamento inadequado ou gravação interrompida;

97

IV - os mecanismos de revisão dos registros, com designação de funções, atividades, rotinas de trabalho e periodicidade;

98

V - possibilidade de utilização de gravação (buffer) de pré-evento; e

99

VI - as normas técnicas de certificação das câmeras corporais produzidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

100

§2º Os órgãos de segurança pública poderão, justificada e excepcionalmente, regular hipóteses de vedação do uso de câmeras corporais e classificação de acesso, especialmente quando importe constrangimento ou situações vexatórias dos envolvidos.

101

§3º Os regulamentos dos modos de gravação das câmeras corporais deverão ser públicos e de fácil acesso em meio digital.

102

Art.11. O profissional de segurança pública deverá informar as partes envolvidas sobre a gravação antes do início da interação.

103

Parágrafo único. O disposto no caput poderá deixar de ser observado quando o equipamento trouxer o aviso por meio de sinal indicativo, oferecer risco aos profissionais ou aos cidadãos ou outras situações excepcionais, regulamentadas pelos órgãos de segurança pública.

CAPÍTULO V

104

DA INTEGRIDADE DOS REGISTROS AUDIOVISUAIS

105

Art.12. O sistema de gestão audiovisual deve assegurar que as informações sobre a entrada e a saída dos dados sejam validadas, garantindo o correto e apropriado processamento do conteúdo armazenado e preservando as condições de rastreabilidade e custódia dos registros audiovisuais.

106

§1º O rastreamento dos registros audiovisuais inclui função hash, registros de eventos, marca d?água, georreferenciamento, data, hora, identificação do operador e do equipamento.

107

§2º O sistema de gestão audiovisual deverá ser auditável.

108

Art.13. O sistema de gestão audiovisual deve assegurar a identificação do usuário e da respectiva câmera corporal em arquivos específicos.

109

Art.14. Os arquivos originalmente produzidos pelas câmeras corporais não poderão sofrer modificações, mantendo a sua integridade e rastreabilidade.

110

Parágrafo único. Mantida a integridade do arquivo original, os órgãos de segurança pública deverão regular a ocultação de sinais de identificação pessoal, nudez explícita, placas de veículos, segurança institucional, dentre outros, em cópias a serem compartilhadas, visando resguardar os direitos à vida, à integridade e à imagem de pessoas e coisas.

111

Art.15. A regulamentação do uso de câmeras corporais pelos órgãos de segurança pública deve garantir a proteção da cadeia de custódia dos vestígios e evidências, nos termos do Código de Processo Penal.

CAPÍTULO VI

112

DO ARMAZENAMENTO DOS REGISTROS AUDIOVISUAIS

113

Art.16. O armazenamento dos registros audiovisuais produzidos pelas câmeras corporais deverá respeitar os requisitos mínimos de segurança da informação para utilização de soluções de computação em nuvem estabelecidos pela Instrução Normativa nº 5, de 30 de agosto de 2021, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

114

Art.17. A classificação das informações deve observar rigorosamente o disposto no art. 23 da Lei nº 12.527, de 2011.

115

Art.18. Os registros audiovisuais produzidos pelas câmeras corporais devem ser armazenados por no mínimo noventa dias.

116

Art.19. Os registros audiovisuais produzidos pelas câmeras corporais devem ser armazenados por no mínimo um ano, quando:

117

I - forem vinculados a conjunto probatório que acompanhe inquérito policial, processo judicial, procedimento ou processo administrativo disciplinar;

118

II - forem classificados como de interesse da segurança pública;

119

III - forem relacionados a ocorrências com resultado morte e lesão corporal grave, inclusive de profissionais de segurança pública;

120

IV - forem relacionados a manifestações, controle de distúrbio civil, interdições, reintegração de posse, policiamento de manifestações ou contenção de tumultos e rebeliões; e

121

V - ocorrer prisão, disparo de arma de fogo e ingresso em domicílio.

122

Parágrafo único. Os órgãos de segurança pública poderão dispor sobre outros períodos e circunstâncias de armazenamento de registros audiovisuais.

123

Art.20. O descarte de registros audiovisuais, mesmo que automatizado pelo sistema, deverá ser passível de rastreabilidade, mantendo-se os seus registros de eventos (log), metadados e as marcas de vinculação registradas no sistema.

CAPÍTULO VII

124

DO ACESSO AOS REGISTROS AUDIOVISUAIS

125

Art.21. As instituições de segurança pública deverão regulamentar o acesso imediato aos registros audiovisuais das câmeras corporais de acordo com os seguintes parâmetros:

126

I - mediante requisição do juiz, do Ministério Público, do delegado de polícia, do defensor público, e de responsáveis por investigações e processos administrativos;

127

II - mediante requerimento do advogado da vítima, do acusado e do investigado.

128

§1º A regulamentação de que trata o caput deverá prever o compartilhamento por meio de aplicações e sistemas dedicados a esta finalidade, e contemplará o desenvolvimento e a publicização de protocolos de segurança das informações.

129

§2º Na hipótese de ausência da regulamentação de que trata o caput, o órgão de segurança pública deverá conceder o acesso em prazo não superior a vinte dias, prorrogáveis, de forma justificada, por mais dez dias.

130

§3º Os órgãos de segurança pública deverão disponibilizar em seus meios de comunicação oficiais orientações para apresentação de pedidos de acesso aos registros audiovisuais.

131

Art.22. Os profissionais de segurança pública poderão solicitar a visualização dos registros audiovisuais das câmeras corporais quando tiverem participado dos fatos registrados.

132

Art.23. É vedada a divulgação e o compartilhamento de registros audiovisuais produzidos pelas câmeras corporais sem autorização prévia da instituição geradora dos dados, sob pena de responsabilização civil, penal e administrativa, na forma da lei.

133

Parágrafo único. Os procedimentos que autorizem a divulgação de registros audiovisuais deverão observar:

134

I - o direito de imagem dos envolvidos;

135

II - a possibilidade de prejuízo às investigações e aos exames periciais;

136

III - a natureza dos fatos a serem divulgados, desde que não façam parte de inquérito policial, procedimento ou processo administrativo ou judicial sigilosos;

137

IV - as circunstâncias relacionadas a ato infracional;

138

V - as circunstâncias que ensejem constrangimento ou exposição a situações vexatórias;

139

VI - as regras de ética em pesquisa, desenvolvimento, inovação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional; e

140

VII - a limitação da disseminação de conteúdos flagrantemente ilícitos, prejudiciais ou danosos à imagem institucional.

CAPÍTULO VIII

141

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

142

Art.24. Sempre que possível e tecnicamente viável, aplica-se o disposto nesta Portaria às câmeras veiculares empregadas pelos órgãos de segurança pública.

143

Art.25. Os casos omissos serão resolvidos pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, no limite de suas competências.

144

Art.26. Esta portaria entra em vigor 30 dias após a data de sua publicação.

MINISTRO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Participe!

Para participar deve estar logado no portal.

Acessar

Contribuições Recebidas

309 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal