Consulta Pública Dia Nacional do Rádio

Órgão: Ministério das Comunicações

Setor: MCom - Secretaria de Comunicação Social Eletrônica

Status: Encerrada

Publicação no DOU:  30/08/2022 

Abertura: 30/08/2022

Encerramento: 04/09/2022

Processo: 53115.024380/2022-61

Contribuições recebidas: 28

Responsável pela consulta: Ministério das Comunicações

Resumo

Em comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil, o Ministério das Comunicações pretende encaminhar proposta de Projeto de Lei, com vistas a instituir o dia Nacional do Rádio, a ser celebrado, anualmente, no dia 25 de setembro. Importante ressaltar que o dia 25 de setembro já é conhecido como dia nacional do rádio e da radiodifusão, contudo, até o momento, não foi oficialmente reconhecido por lei.  

A data remete ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no Brasil, que aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do Centenário da Independência Brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto também fundou a primeira emissora oficial de rádio do país, a atual Rádio MEC.  

O rádio foi o primeiro veículo voltado à comunicação de massas. Onipresente, ele se introduziu no dia a dia da população, seja na arena do debate público, seja na intimidade do lar. Democrático, ele espraiou suas ondas igualmente sobre os centros urbanos mais populosos e os rincões mais afastados. É uma fonte acessível e ininterrupta de entretenimento, informação e educação, em benefício de todos os brasileiros.  

Antes de instituir essa data comemorativa, encaminhamos a presente consulta pública, em atendimento à Lei 12.345, de 9 de dezembro de 2010, visando colher insumos de associações do setor e da sociedade brasileira como um todo.

Conteúdo

- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -

Contribuir em:
Realize o login para contribuir e ver as contribuições
Envie sua contribuição
Informe o título da contribuição
Informe o resumo da contribuição (até 2000 caracteres)
Escolha o arquivo da contribuição. Somente PDF.
 
Contribuições recebidas
1

Você concorda com a instituição de uma data comemorativa para celebrar o Rádio?

2

O dia 25 de setembro, em que se celebra o nascimento de Roquette-Pinto, patrono da radiodifusão, é uma data adequada para esse fim?

Participe!

Para participar deve estar logado no portal.

Acessar

Contribuições Recebidas

28 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal