Capítulo 12 - Monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029
Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Status: Encerrada
Abertura: 09/06/2025
Encerramento: 30/06/2025
Contribuições recebidas: 0
Responsável pela consulta: DIGES
Contato: diges@cefet-rj.br
Resumo
Acesse ao final da consulta o texto do capítulo diagramado em formato pdf.
Obs.: Links estão disponíveis no arquivo em pdf.
Conteúdo
- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -
12. Monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento fundamental para o planejamento estratégico das instituições. Ele reúne as principais estratégias adotadas e orienta as ações por um determinado período. Essas estratégias são compostas por objetivos, indicadores e metas que devem ser acompanhados continuamente.
No Cefet/RJ, o PDI é o principal instrumento de planejamento estratégico vigente na instituição, sendo base referencial para a prestação de contas anual. O atual PDI traz em seu primeiro capítulo a relação de objetivos, metas e indicadores para o período de 2025 a 2029.
Tão importante quanto a elaboração do PDI é o seu monitoramento, pois permite que as ações previstas estejam sendo implementadas de forma efetiva. O monitoramento do PDI é um processo contínuo de acompanhamento e análise do desempenho institucional diante das metas estabelecidas. Ele fortalece a governança e a transparência, além de promover uma gestão mais eficiente e objetiva.
No Cefet/RJ o monitoramento é realizado trimestralmente por meio da utilização da Plataforma For disponibilizada pela SETEC/MEC através do Ofício-circular nº 147/2021, em ambiente de computação em nuvem para adesão das instituições de ensino. Essa plataforma contempla a ferramenta ForPDI, onde os servidores designados por cada instância administrativa preenchem os dados relacionados ao plano de metas do seu setor previsto no PDI. Entretanto, existe a possibilidade de descontinuação e uma nova plataforma poderá ser adotada em seu lugar.
A partir da consolidação dos dados informados é gerado o relatório de monitoramento. Este instrumento tem como finalidade apresentar informações gerais sobre o desempenho do Cefet/RJ com relação ao alcance dos objetivos e metas. Além disso, possibilita o desenvolvimento de um planejamento estratégico efetivo, assim como o acompanhamento dos resultados por parte de toda a comunidade acadêmica.
Esse acompanhamento é disponibilizado na página institucional em "transparência e prestação de contas" e anualmente no relatório de gestão. Os resultados obtidos viabilizam a identificação dos casos de sucesso e dos desafios encontrados e subsidiam as ações de cada área estratégica na busca pela realização na missão institucional do Cefet/RJ.
O plano estratégico institucional, contido no capítulo 1 deste PDI, deverá ser revisado pelo menos uma vez por ano, e, se necessário, atualizado, conforme estabelece a Instrução Normativa ME/SGD nº 24, de 18 de março de 2020, em seu artigo quinto.
A atualização, quando necessária, será realizada por meio de reuniões do Comitê Assessor de Desenvolvimento Institucional e seguirá para aprovação pelo Comitê de Governança Riscos e Controles e posteriormente pelo Conselho Diretor do Cefet/RJ.
Quaisquer alterações necessárias no conteúdo deste PDI deverão ser encaminhadas à Diretoria de Gestão Estratégica e serão discutidas pelos Comitês de Governança da Instituição e levadas ao Conselho Diretor para aprovação.
O monitoramento do PDI permite um olhar mais abrangente a respeito do cumprimento das metas, assim como também viabiliza o apontamento dos obstáculos encontrados pela gestão, promovendo a adoção de ações de prevenção e correção. Com isso, é possível evitar que esses entraves sejam recorrentes.
Para que o monitoramento seja efetivo, o PDI necessita estar estruturado com clareza e possuir metas mensuráveis, além de prazos e indicadores bem definidos. O envolvimento da comunidade acadêmica também está diretamente ligado ao sucesso do monitoramento do PDI, pois a participação ativa dos gestores fortalece o compromisso da instituição com o plano. Portanto, é recomendável a existência de comissões específicas de monitoramento do PDI, com representantes intersetoriais que acompanhem as ações estratégicas.
Quando se tem um monitoramento eficaz é possível assegurar a existência de coerência entre o que é planejado e o que é realizado, facilitando a busca pela excelência administrativa e acadêmica. Por isso é importante investir em um processo de monitoramento bem estruturado, participativo e com base em dados confiáveis. Assim, a instituição se torna fortalecida diante dos desafios e se consolida na busca pelo seu desenvolvimento.
Arquivos
Capítulo 12 - Monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029
Baixar arquivo - Tamanho do arquivo: 322,17 KB
Contribuições Recebidas
Nenhuma contribuição recebida