Ajuda para Órgãos

Tópicos que abordam o uso da plataforma por Órgãos Públicos

1) Na página inicial do Participa + Brasil, clicar em Acesso, na parte superior direita:

2) Na página de Acesso, clicar em “Cadastro”.

3) Clicar em “Represento órgão público que deseja disponibilizar consultas públicas”. Preencher o formulário:

4) Após preencher e enviar o formulário, o usuário receberá um e-mail com link para ativação do cadastro.

5) Após ativação, será encaminhada senha provisória para o e-mail e o usuário que será direcionado á página de Acesso para efetuar primeiro acesso.

6) Após acesso com a senha provisória, o usuário será direcionado para página "Alterar a senha".

7) Após alterar senha, o usuário será direcionado para página de "Perfil".

8) Cadastro concluído.

9) Após a realização do cadastro na plataforma, a equipe de administração da plataforma Participa + Brasil entrará em contato para maiores informações e disponibilização da página do órgão na plataforma.


1) Para disponibilizar consultas, o usuário deverá realizar o login como usuário de Ministério.

2) Clicar em Consultas por Ministério, localizado no menu do canto superior esquerdo::

3) Na página Consultas por Ministério, o usuário deverá selecionar o Ministério correspondente.

4) Na página do órgão, clicar no ícone “+” Inserir outros objetos:

5) Em seguida, selecionar a classe Consulta Pública

6) Preencher o formulário:

7) Os campos “Data publicação” e “Data Validade” são preenchidos automaticamente e se referem às datas de disponibilização da consulta na plataforma. Recomenda-se manter a Data de validade em 31/12/2036 para histórico da consulta, mesmo após o encerramento..

8) No campo “Texto do arquivo” constarão os textos, figuras e tabelas que estarão disponíveis para contribuições dos usuários. Os textos serão separados por parágrafos e os elementos gráficos poderão receber contribuições individuais.

9) Os campos no item “Dados avançados” serão preenchidos automaticamente após a gravação do arquivo.

10) Após “Gravar e publicar”, a consulta será publicada e disponibilizada para contribuições na página do Ministério, de acordo com as respectivas datas de publicação e de abertura.


1) As notificações do recebimento de contribuições serão encaminhadas para o e-mail do representante do Ministério.

2) Após publicação, a consulta estará disponível no menu Consultas Públicas e na página principal do Participa + Brasil.

3) As contribuições estarão disponíveis na página da consulta para análise e avaliação:

4) Neste momento, o responsável do Ministério deverá aprovar ou recusar cada uma das contribuições recebidas, de acordo com sua avaliação.

5) Estão disponíveis dados estatísticos a serem acessados pelo representante do órgão, como avaliações realizadas e pendentes:

6) Também fica disponível para representante do Ministério o download de relatório em formato CSV com todas as contribuições recebidas

1) A consulta pública será encerrada automaticamente após prazo determinado.

2) Na página da consulta estão disponíveis os dados estatísticos consolidados. Clicar em “Estatísticas”:

3) Bem como relatório em formato CSV com todas as contribuições recebidas. Clicar em "Relatório".

4) O Ministério também poderá incluir o texto final do ato normativo e outros documentos anexos. Para isso, clicar no ícone “+” - Inserir outros objetos:

5) Escolher a classe "Arquivo"

6) Em seguida, preencher o formulário e incluir o arquivo. Os campos no item “Dados avançados” serão preenchidos automaticamente após a gravação do arquivo.