Certificação em Ouvidoria
A CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA é concedida pela Ouvidoria-Geral da União e pela Escola Nacional de Administração Pública àqueles alunos que finalizarem os dez cursos oferecidos em modalidade a distância no âmbito do PROFOCO. A Certificação é emitida após a conclusão de todos os cursos.
Conheça um pouco mais sobre cada um deles:
A Ouvidoria Pública atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, a fim de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria dos serviços públicos prestados. O objetivo desse curso é capacitar pessoas sobre fundamentos e atividades relacionadas à Ouvidoria Pública.
Convidamos você a juntar esforços na construção de uma sociedade mais justa, consciente dos seus direitos e deveres e capaz de acompanhar, fiscalizar e exigir serviços de qualidade do poder público, nos poderes executivo, legislativo e judiciário. Durante este curso, você conhecerá e terá oportunidade de testar, na prática, diversos instrumentos de Controle Social, principalmente via Internet.
Inovando na Gestão de Projetos
Prepare-se para conhecer a gestão de projetos nesta nova era! Aprenda abordagens inovadoras, aumente o seu repertório ferramental e conheça as principais tendências e mudanças ocorridas na área, tendo como base o PMBOK 7ª edição. Este curso foi elaborado como um roteiro para ação, que nivela todos os entendimentos sobre o tema e fornece recursos de aplicabilidade imediata a fim de que você transponha as suas ideias para a prática e obtenha melhores resultados.
Avaliação da qualidade de serviços como base para gestão e melhoria de serviços públicos
Este curso apresenta a contextualização e os principais modelos da avaliação de qualidade de serviços que podem contribuir para a melhoria da gestão dos serviços públicos, sejam eles presenciais ou digitais. O conteúdo ainda aborda alguns dos instrumentos brasileiros de avaliação aplicados aos serviços públicos.
O curso “Acesso à Informação” demonstra as bases normativas, conceituais e operacionais que podem ser utilizadas na aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), oferecendo subsídios aos cidadãos e à administração pública em geral para a realização consciente e eficiente de atos relacionados à essa área.
Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias
Os conflitos e divergências fazem parte da humanidade. Todavia, as maneiras de solucionar os desacordos podem ser diferentes. Nesse curso, você conhecerá algumas formas de mediar e solucionar conflitos no âmbito das Ouvidorias Públicas.
Proteção ao Denunciante e Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
O curso Proteção ao Denunciante e Tratamento de Denúncias em Ouvidoria foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denúncias pelas ouvidorias públicas na União, Estados, Distrito Federal e Municípios, contribuindo para a qualificação dos servidores públicos que trabalham no combate à corrupção, bem como para aprimoramento da Administração Pública.
Como implementar a LGPD: bases, mecanismos e processos
Seja para implementar um serviço simples ao cidadão ou um que utiliza dados mais sensíveis, é essencial ter em mente a necessidade de criar uma política de segurança e toda a estrutura que acompanha esse processo, para que o passo lógico seja apenas ajustá-lo à LGPD. Para aprender as bases, mecanismos e outros processos relacionados à lei, faça já sua inscrição neste curso e venha ser EV.G!
Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?
Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples e compreensível? Este curso vai te ensinar uma forma estruturada de fazer isso. O curso apresenta e aprofunda a discussão sobre o uso da linguagem simples no setor público e a importância da disseminação da pauta no Brasil.
Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública
O curso Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública foi elaborado pela Controladoria-Geral da União e foi desenvolvido com foco no aprimoramento da capacidade gerencial das ouvidorias para melhoria da gestão e proteção aos direitos dos usuários de serviços públicos.
Por que se certificar?
O trabalho das ouvidorias no país tem-se tornado cada vez mais visível aos olhos dos gestores de todos os entes federativos.
No entanto, a falta de formação técnica dos ouvidores públicos é uma dificuldade enfrentada por órgãos públicos em todo o país.
A Certificação vem a atender demanda antiga de ouvidores e servidores que trabalham em ouvidorias no país. Até então, esse tipo de diploma era oferecido apenas pela iniciativa privada.
Além de proporcionar capacitação na área de ouvidoria, o programa emitirá a Certificação em Ouvidoria, diploma que atestará os conhecimentos em ouvidoria do participante.
Quer se inscrever?
Os cursos que integram a Certificação em Ouvidoria são fornecidos pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap e todos eles são EAD (educação a distância).
Caso tenha interesse, o participante deverá acessar os links abaixo, inscrever-se e concluir os seguintes cursos:
Perguntas e Respostas
1 – Se eu concluir somente um dos cursos, recebo algum certificado?
Sim, você terá direito ao certificado individual referente ao curso.
2 – Existe algum pré-requisito, ou posso fazer os cursos do segundo bloco antes do primeiro?
Não existe pré-requisito para a inscrição no curso, mas a ordem de oferta dos cursos foi estabelecida visando a um melhor aproveitamento e compreensão do conteúdo.
3 – Existe uma prova final para obtenção da Certificação em Ouvidoria?
Não. Os cursos são divididos em três módulos. Ao final de cada um deles, há um conjunto de atividades avaliativas. Você deverá atingir 60% de aproveitamento por curso para ser considerado apto na certificação.
4 - Eu recebo um certificado de conclusão da Certificação em Ouvidoria?
Sim. Os certificados serão emitidos pelo sistema da ENAP, que trabalha com ciclos formados pelos 8 cursos que integram a Certificação. Em até 30 dias úteis após o término do prazo para realização do último curso, é feita a verificação de quem deve receber o certificado e a emissão na própria plataforma virtual da ENAP.
Por exemplo: um aluno que já tinha sido aprovado em 7 cursos da Certificação em Ouvidoria e faz a inscrição no último curso em 02 de janeiro, ele terá um período de 30 dias para concluir a capacitação, ou seja, ele terá até o dia 31 de janeiro para realizar o curso e obter a aprovação. Em 01 de fevereiro, isto é, após o prazo de 30 dias de duração do último curso (e não da data de conclusão pelo aluno) inicia-se a contagem do prazo de 30 dias úteis para recebimento do certificado de conclusão da Certificação em Ouvidoria. O aluno pode baixá-lo na plataforma virtual da ENAP, a mesma página em que fez os cursos.
Siga o procedimento de emissão abaixo:
- Acessar a Escola Virtual De Governo com o login e senha;
- Clicar em Ambiente Virtual no menu lateral esquerdo;
- Escolher a opção Cursos / Encerrados;
- Escolher "Certificação em Ouvidoria"; e
- Emitir o certificado.
5 – Atualmente não trabalho em ouvidoria e não sou servidor público, mas tenho interesse no tema. Eu posso realizar os cursos e obter a Certificação em Ouvidoria?
Sim. Além de servidores públicos de qualquer esfera de Poder, os cidadãos em geral também estão autorizados a realizar os cursos.
6 - Eu já fiz esses cursos da Enap em anos anteriores. Posso aproveitá-los?
Para receber a Certificação em Ouvidoria serão considerados somente os cursos realizados a partir do ano de 2017.