Sobre a descoberta de quasar com emissão de rádio mais distante

O quadro Ciência no Rádio passou para as quintas-feiras às 7h10min da manhã
Publicado em 17/03/2021 00h00 Atualizado em 19/03/2021 11h26

Desde o mês de outubro do ano de 2015, o ON e a Rádio MEC têm uma parceria formal, que leva ao público informações científicas no quadro "Ciência no Rádio". A cada semana, um novo assunto: descobertas, curiosidades, pesquisas sobre astronomia, astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência, e muito mais!

O quadro "Ciência no Rádio" atualmente faz parte do programa "Rádio Sociedade" e vai ao ar às quintas-feiras, às 7h10min da manhã.

Nesta semana o astrônomo Ricardo Ogando, pesquisador da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, vai falar sobre a recente descoberta do quasar P172+18, o quasar com emissão em rádio mais distante, até agora detectado.

A descoberta foi noticiada pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) através da Nota de Imprensa Científica ESO 2103 pt-br no dia 8 deste mês. Trata-se de um objeto brilhante com jatos poderosos que emitem nos comprimentos de ondas de rádio. O quasar está tão distante que o vemos hoje como era quando o Universo tinha cerca de 780 milhões de anos.

Mas, como podemos entender melhor o que é esse objeto? o que é uma fonte de emissão rádio? Que telescópio foi usado para detectar essa fonte tão distante? Qual é a importância dessa descoberta para a ciência?

O astrônomo Ricardo Ogando vai explicar sobre esse assunto na edição desta quinta-feira, dia 18 de março, do Ciência no Rádio.

Para saber mais sobre o assunto, assista a live no instagram do ON. (https://www.instagram.com/p/CMVNDuLHlBt/)

Nessa live, os pesquisadores do ON, Ricardo Ogando e Roderik Overzier, batem um papo sobre a descoberta do quasar e mais ainda! sobre buracos negros, aglomerados de galáxias e a detecção da rádio galáxia mais distante, que é parte do trabalho de Roderik.

Links relacionados: