Notícias

Inscrições para assistir ao evento vão até o dia 12 de outubro

Pesquisadora do ON participa do 3º Workshop Shaw-IAU sobre Astronomia para a Educação

Publicado em 27/09/2021 13h18
site-3-workshop-IAU-ON2.png

Com o objetivo de alavancar a educação sobre Astronomia, o Office of Astronomy for Education (OEA), da União Astronômica Internacional (IAU), promoverá entre os dias 12 e 15 de outubro de 2021 o terceiro Workshop Shaw-IAU. O tema desta edição é Astronomia para a Educação. O evento abordará as oportunidades para todos que são ativos na educação de astronomia, seja como praticante ou como pesquisador educacional. A pesquisadora do ON, Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (COAST/ON), participará do evento apresentando um poster e um talk.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma virtual por meio de uma plataforma online. As inscrições para assistir ao evento vão até às 09h30 (Horário de Brasília) do dia 12 de outubro de 2021.

Nesta edição, os palestrantes apresentarão aos participantes o que eles acham que todos deveriam saber a respeito de um aspecto particular sobre Astronomia para Educação. O evento tem como objetivo responder às seguintes perguntas:

Quais são as coisas que, em um mundo ideal, todos nós devemos saber?

Quais novos desenvolvimentos, métodos de ensino eficazes, técnicas de avaliação e quais aspectos da pesquisa em educação em astronomia todos nós devemos estar cientes? 

Como integrante do Comitê da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), do Comitê Organizador da VI IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) ocorrida em 2012 e, dentre outros, por participar ativamente, desde 2013, do processo seletivo para formação das equipes brasileiras que representaram o Brasil em olimpíadas internacionais, Josina Nascimento vai falar sobre o tema “Construindo um programa nacional/regional de formação de talentos por meio de competições" ("Building up national/regional talent nurture programme through competition”):

"Eu fiquei muito feliz com o convite para participar como palestrante. Desde a minha participação no comitê organizador da VI IOAA eu venho me dedicando cada vez mais aos projetos ligados à Educação. Eu coordeno o AstroEducadores, uma plataforma online voltada para o ensino de Astronomia e o Olhai pro Céu RJ, um projeto em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), também voltado para os educadores do ensino fundamental e do ensino médio. No talk eu mostro como a OBA se desdobra em inúmeras ações ao longo de todo o ano e caminha junto aos educadores e estudantes motivando a todos para o conhecimento da ciência."

Josina também vai apresentar o pôster  "The sky at  your home: remote observation talks to the public while observing the sky" ("O Céu em sua Casa: observação remota conversa com o público enquanto observa o céu"). 

"O poster é apresentado em forma de um vídeo de 3 minutos e eu confesso que foi muito difícil apresentar esse projeto incrível (O Céu em sua Casa: observação remota do Céu) em tão poucos frames. Tentei mostrar a integração entre astrônomos amadores, profissionais e o público, incluindo os educadores, estudantes e seus familiares e, além disso, a importância do projeto para despertar o interesse no conhecimento da ciência."

A pesquisadora destacou ainda a importância do evento:

"A proposta do evento é maravilhosa! Serão quatro dias de imersão e aprendizado mútuo em Astronomia para Educação, essa área que está em amplo crescimento e que envolve, dentre outros, o prazer no conhecimento de várias áreas da ciência."

Confira as sessões planejadas para o 3º Workshop Shaw-IAU sobre Astronomia para a Educação no site do evento.