Notícias

OASI recebe estudantes e professores na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 12/11/2021 10h29
site-oasi-snct2021-visita.png

No dia 29 de outubro, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), do Observatório Nacional (ON), recebeu a visita de alunos e professores do curso de Especialização em Ensino de Astronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Acompanhando a visita técnica, ainda estiveram presentes os diretores dos departamentos de física da UFRPE e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), professores da UFRPE/Serra Talhada, UFRPE/Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e do Instituto Federal do Piauí.

Os visitantes foram recebidos pela equipe do projeto IMPACTON, que apresentou a instrumentação do observatório – incluindo o telescópio com 1,0 metro de diâmetro – e os projetos científicos em curso.

Completando a visita, foram realizadas oficinas de lançamento de foguetes e de observação do céu com telescópios portáteis, organizadas pela equipe do projeto Desvendando o Céu Austral da UFRPE também presente.

 

Autor: Leonardo Neves 

Autor: Leonardo Neves

 

Autor: Leonardo Neves

Sobre o OASI

O OASI foi instalado pelo projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no ON) no município de Itacuruba, no sertão pernambucano. Em 10 anos de operação contínua, o observatório está dedicado à caracterização física de asteroides em órbitas próximas à da Terra e realiza regularmente eventos de divulgação científica voltados para professores, estudantes e moradores da região Nordeste. Para saber mais, visite: http://impacton.on.br/