Notícias

O Céu em sua Casa: observação remota observa a Lua em evento global

Publicado em 08/10/2021 17h34
site-ceu-em-sua-casa-LUA.jpg

No dia 16 de outubro, durante o Mês de Ciência e Tecnologia e dentro do International Observe The Moon, o Observatório Nacional promoverá uma edição especial do projeto "O Céu em sua Casa: observação remota".

A 22ª edição da live que encanta o Brasil terá início às 19h, hora legal de Brasília, no canal no YouTube do ON. Os telescópios de nossos parceiros estarão apontados para o céu em diversas localidades do Brasil. Nesta noite, o astro principal será a Lua com sua topografia incrível! 

Assim como é feito nas observações presenciais, enquanto mostramos as imagens do céu, conversamos com o público, explicamos sobre astronomia e astrofísica, sobre os telescópios, obtenção das imagens e outros assuntos ligados à ciência.

Esta edição da observação remota do céu é realizada em parceria com o Clube de  Astronomia de Pernambuco (AstroPE/PE), o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL/AL) e Usina da Ciência UFAL(AL), o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF), o Observatório Zênite (Monte Carmelo/MG), a Seara da Ciência (Fortaleza/CE), o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF/RJ), o Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51/RJ), o Clube de Astronomia de Araruama (AstroAra/RJ), o Observatório de Astronomia de Patos de Minas (MG), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MG), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/RJ). 

A mediação será feita por Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional e a observação depende das condições de céu em cada localidade.

Venha ver o céu conosco através dos telescópios de nossos parceiros. Não perca! No próximo sábado, dia 16 de outubro, a partir das 19h BRT.

Clique aqui e já ative o lembrete.

No dia 2 de outubro, o Céu em Sua Casa participou do evento global “100 Hours of Astronomy” (em português: “100 horas de Astronomia”), uma celebração ininterrupta de 100 horas de observação do céu em todo o mundo.

Se você perdeu, confira a transmissão no Canal do YouTube do ON.