Notícias

Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital ocorre de 6 a 10 de dezembro

Publicado em 22/11/2021 12h15 Atualizado em 23/11/2021 13h14
banner-CBDO-site.png

O Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital (CBDO), o mais tradicional evento sul-americano relacionado às áreas de Mecânica Celeste, Mecânica Espacial, Dinâmica Planetária, Astronomia Fundamental e áreas afins, já tem data para acontecer.

O XX CBDO 2020/2021 será realizado de forma remota, entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2021, para participantes inscritos. Ao todo, serão 7 sessões plenárias, com duração aproximada de 2 horas cada uma, onde haverá palestras de renomados cientistas internacionais convidados e apresentações curtas de trabalhos em forma oral. Haverá também 8 sessões paralelas de pôsteres online e 1 sessão de homenagens para colegas eméritos da comunidade. Entre os homenageados estão os professores Hildeberto Eulalio Cabral (UFPE), Tadashi Yokoyama (UNESP), Rodolpho Vilhena de Moraes (UNIFESP), Roberto Vieira Martins (ON) e uma homenagem póstuma ao professor Germano Bruno Afonso.

O objetivo do CBDO é reunir pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e profissionais com interesse em suas áreas de atuação, visando o intercâmbio de conhecimento, o fomento ao desenvolvimento de novas ideias e conceitos, além de incentivar a criação de projetos conjuntos de pesquisa.

Esta 20ª edição está sendo organizada por um comitê interinstitucional que envolve pesquisadores do Observatório Nacional (ON), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

Ao longo de quase quatro décadas de história, o CBDO vem ocorrendo a cada dois anos, reunindo não só pesquisadores da América do Sul, como também renomados pesquisadores de outras partes do mundo. Excepcionalmente, em função da pandemia, esta edição, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada para 2021.

O CBDO tem por marca a excelência e ocorre em um ambiente que estimula fortemente a aproximação e a interação entre todos os seus participantes.

Mais informações, como o programa final e lista de trabalhos aceitos, podem ser encontradas na página do evento: https://sites.google.com/site/2020cbdo/

Em caso de dúvidas, escreva para: xxcbdo2020@gmail.com