Notícias

Astrônomo do ON participa de Jornada Vocacional em escola do RJ

Publicado em 29/09/2021 10h41

O astrônomo do Observatório Nacional (ON), Ricardo Ogando, participou remotamente da XIII Jornada Vocacional e Profissional promovida pelo Colégio Imaculado Coração de Maria no Rio de Janeiro na última semana.

O evento, realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, teve como objetivo apresentar aos estudantes do Ensino Médio exposições e debates acerca de diferentes áreas de atuação visando ajudá-los em suas decisões profissionais.

Em sua apresentação, Ogando falou sobre como a astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade, nos ajudando a entender os ciclos planetários, como dia, mês, ano e as estações do ano, com amplas aplicações, como por exemplo, no desenvolvimento da agricultura. Além disso, o astrônomo apresentou aos alunos algumas aplicações modernas da Astronomia, incluindo o controle das órbitas de satélites artificiais —  fundamental para o monitoramento do clima e guiar viagens com GPS — e ainda como a radioastronomia ajudou a criar soluções que permitiram o desenvolvimento das redes sem fio. 

Especificamente sobre a carreira de astrônomo, Ogando apontou quais são as universidades que oferecem esse curso de graduação na área, como UFRJ, USP e UFS, o que se aprende no curso, as instituições onde se pode atuar, os principais desafios da carreira e como muitos profissionais da área têm atuado na área de ciência de dados, graças às habilidades desenvolvidas como programação, estatística e resolução de problemas.

O evento contou também com a participação de outros profissionais incluindo biólogos, engenheiros, biomédicos, médicos, bacharéis em Direito, médicos, designers gráficos, arquitetos, policiais e bombeiros.

“A participação de profissionais das mais diversas áreas foi bastante interessante”, destacou o astrônomo. “Os alunos demonstraram muito interesse pela área de Astronomia e fizeram várias perguntas, incluindo questionamentos, claro, sobre a existência de OVNIs, sobre eventos que considero marcantes na astronomia, e se meus pais apoiaram minha decisão de escolher a Astronomia.”

Conforme destacou Ogando, a astronomia é uma ciência que nos encanta e assombra desde o início da história da humanidade. Dessa forma, nos leva a questionamentos sobre nosso lugar no universo e a aprender mais sobre nosso próprio mundo.

“É muito importante mostrar que a carreira existe no Brasil e que pode motivar a resolução de problemas concretos da sociedade, e se não for o caso, tudo bem. Pois nunca se sabe o que vamos descobrir a seguir", ressaltou.