Programa Ciência no Rádio é uma parceria ON-Rádio MEC e vai ao ar em todas as quartas-feiras às 7h10 da manhã

Astrônomo do ON explica novas descobertas sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter

Publicado em 11/10/2021 10h05
SITE_Carvano.png

O "Ciência no Rádio" é um dos quadros do programa "Rádio Sociedade" e vai ao ar todas às quartas-feiras às 7h10min da manhã (Hora Legal de Brasília). O programa é resultado de uma parceria do ON com a Rádio, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 270 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site Clique aqui para ouvir.

Em maio deste ano, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de whatsapp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.

Na próxima edição do programa, o convidado será o Dr. Jorge Márcio Carvano. Ele é bacharel em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre e doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional. Carvano também é pesquisador adjunto e docente no Programa de Pós-graduação em Astronomia do Observatório Nacional.

No programa, o astrônomo vai comentar as novas descobertas sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter. Recentemente, o Telescópio Espacial Hubble da NASA detectou mudanças misteriosas na mancha.

Os pesquisadores que analisam as imagens registradas pelo telescópio descobriram que a velocidade média dos ventos na parte mais externa da região aumentou significativamente, superando 640 quilômetros por hora. Em contraste, os ventos na região mais interna da mancha estão significativamente mais lentos.

A observação do aumento da velocidade dos ventos na mancha foi feita a partir de imagens registradas pelo Hubble entre 2009 e 2020. No período, houve um aumento de 8% na velocidade dos ventos na região da mancha

No programa, Carvano explica o que é a Grande Mancha Vermelha, quando ela foi descoberta e o que significa esse aumento na velocidade dos ventos.

Leia a matéria completa sobre o assunto aqui.

Não perca! Na 4ª feira, dia 13 de outubro às 7h10min! Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.