Notícias

AstrobiONline: ON promove evento online sobre Astrobiologia

Publicado em 10/10/2021 13h29
SITE_ASTROBION-2021.png

Com o objetivo de debater e explorar umas das mais recentes e curiosas áreas de pesquisa científica, a Astrobiologia, o Observatório Nacional irá promover nos dias 25 e 26 de outubro uma edição virtual de sua já tradicional Escola de Astrobiologia do ON, o AstrobiON. As inscrições já estão abertas no site do projeto e vão até o dia 22 de outubro.

A Astrobiologia tem atraído cada vez mais a atenção da comunidade científica, na medida em que busca compreender, de forma multidisciplinar, a origem e evolução da vida em nosso planeta e, de forma mais ampla, a possibilidade de vida no Universo. Esse campo de pesquisa se fortaleceu ainda mais nas últimas décadas com as descobertas de quase 4.800 planetas fora do sistema solar, os exoplanetas.

Intitulado “Astrobiology School at Observatório Nacional - Online Edition”, o AstrobiONline é um evento gratuito voltado principalmente para estudantes de graduação e pesquisadores que trabalham na área ou em áreas relacionadas.

O evento, todo em inglês, será transmitido pelo Canal do Youtube do ON. Ao todo, serão quatro palestras ministradas por conceituados especialistas em Astrobiologia. Os participantes inscritos que assistirem todas as palestras, receberão um certificado. Para isso, eles receberão links onde deverão assinar listas de presença.

Confira abaixo a programação:

 25 de outubro:

 10hs - Dra. Adriana Valio (Universidade Presbiteriana Mackenzie) - Título da palestra: "Impact of stellar activity on the habitability of exoplanets"

 15hs - Dr. James Kasting (Pennsylvania State University) - "The search for life on planets around other stars"

 26 de outubro:

 10hs - Dr. Mario de Pinna (USP) - "Evolutionary processes in biological systems: patterns and rates of change"

 15hs - Dra. Janet Siefert (Rice University) - "Space Explorers – The Future of Astrobiology"

 

O comitê organizador do evento é composto por:

Marcelo Borges Fernandes (ON)

Renato Dupke (ON)

Beatriz Siffert (UFRJ)

Gustavo Porto de Mello (UFRJ)

 

Todas as informações estão no site do projeto AstrobiON. Em caso de dúvidas escreva para: astrobionline@on.br