De olho no campo magnético da Terra

no Brasil

Para ficar de olho nas mudanças do campo magnético do Brasil, temos dois modernos observatórios: o Tatuoca, na região amazônica, e o centenário Vassouras, no interior do Rio de Janeiro. Por meio de nossos observatórios, desvendamos fenômenos ainda desconhecidos! Saiba mais.

À primeira vista, as observações do campo magnético podem parecer distantes da sociedade, mas a atividade é importante para diversos setores. O trabalho do Observatório Nacional tem aplicações nas indústrias de petróleo e mineração, além, é claro, de servir como apoio para pesquisas acadêmicas que expandem nosso conhecimento sobre a Terra.  Descubra a relevância do estudo do campo geomagnético no Brasil e no mundo! Saiba mais.

O Brasil é o lugar ideal para observar a evolução da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), fenômeno no qual a intensidade do campo é a mais fraca de todo o planeta. Para monitorar os dados da AMAS, o Observatório Nacional possui um observatório em Vassouras, no Rio de Janeiro. Além disso, o país é estratégico para observar o equador magnético, onde o campo é completamente horizontal — esta é uma das funções do Observatório de Tatuoca. Saiba mais sobre os fenômenos magnéticos no Brasil. Saiba mais.

O campo geomagnético funciona como um escudo protetor para radiações cósmicas e para o vento solar que vem na direção da Terra. Esse campo não é igual em todos os lugares — e, além disso, varia temporalmente. Descubra sobre como o campo geomagnético muda de
acordo com o tempo e o espaço! Saiba mais.

Veja nossas publicações, participações em congressos, cursos, aulas de geomagnetismo, palestras e atividades. Saiba mais.

Corporativo

Os observatórios magnéticos são importantes para correções dos dados magnéticos de satélites, como o SWARM, e navios. Saiba mais.

NOVIDADES

Equipe dos Observatórios

Nossa equipe conta com pesquisadores de instituições do Brasil e exterior, técnicos e estudantes. Nossas colaborações nacionais e internacionais estão se expandindo com a modernização dos observatórios e desenvolvimento de pesquisas científicas. Saiba mais.

Equipe dos Observatórios

Entre em contato conosco

EnglishPortugueseSpanish