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Cadastro Nacional de Museus

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Publicado em 24/08/2021 18h05 Atualizado em 31/01/2023 17h27

Em 2006, no âmbito da Política Nacional de Museus – PNM, foi criado um instrumento visando conhecer e mapear os museus brasileiros, denominado Cadastro Nacional de Museus – CNM.

Desde sua criação em 2006, o Cadastro Nacional de Museus – CNM mapeou mais de 3.700 instituições museológicas no país e publicou, baseado nas informações coletadas, duas publicações relevantes: Museus em Números (volumes 1, 2a e 2b) e Guia dos Museus Brasileiros.

Assim, o CNM se tornou uma importante fonte de informações sobre os museus brasileiros e vem trabalhando no aprimoramento da coleta e divulgação de dados, consciente da necessidade de informações de qualidade para a formulação e o monitoramento de políticas públicas para o campo museal.

O selo do Cadastro Nacional de Museus indica que o museu está devidamente CADASTRADO. Isso quer dizer que as informações passaram por verificação, feita pela equipe do Cadastro Nacional de Museus (CNM) e, portanto, são aquelas que constam em nossa base de dados oficial. Quando o usuário faz uma busca de resultados verificados na plataforma, o sistema recupera todos os museus que têm esse selo aplicado.

ATENÇÃO: ter este selo NÃO significa que o museu está “registrado”. para ser registrado, informe-se sobre o Registro de Museus. 

Desde 2015, com o intuito de promover maior transparência na gestão pública, garantir a contribuição da sociedade e acurar a qualidade dos dados, o Cadastro adotou a plataforma Museusbr.

Prosseguimos com o mapeamento e a atualização das informações dos museus de forma colaborativa e democrática, permitindo à sociedade participação direta na inclusão de informações e produção de conhecimentos no campo museal, trabalhando com dados abertos em software livre.

 A cartilha Cadastro Nacional de Museus – mapeando a diversidade museal brasileira  traz orientações sobre pré-requisitos, benefícios e como se inscrever no CNM.

 

SOBRE MUSEUSBR 


Criado pela Portaria Ibram nº 215, de 4 de março de 2021, Museusbr é o sistema nacional de identificação de museus e plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros.

A plataforma tem como princípios a utilização de software livre, a colaboração, a descentralização, o uso de dados abertos e a transparência.

Ela tem como finalidade a disponibilização, por meio eletrônico, de informações atualizadas sobre os museus brasileiros, em toda sua diversidade, para a produção de conhecimentos sobre o setor de museus no Brasil. Dessa forma, integram a plataforma as informações provenientes do Cadastro Nacional de Museus – CNM e do Registro de Museus – RM, podendo ainda virem a fazer parte informações de outros instrumentos da Política Nacional de Museus existentes ou que venham a ser implementados pelo Ibram.

A operação da plataforma Museusbr é feita pelo Ibram e compartilhada com as entidades registradoras em rede, conforme inciso VIII, artigo 3º, da Resolução Normativa Ibram nº 17, de 22 de março de 2022, para a coleta de informações, a confecção de cartografias, para o fornecimento de informações e para a produção de conhecimento sobre os museus do Brasil.

 

Como participar?

Para participar da plataforma Museusbr e, assim, fazer com que as informações de um museu constem em nossa base de dados, existem dois caminhos possíveis:

  1. Se você é o responsável pela instituição, pode entrar no IDCultura, criar seu perfil e depois incluir seu museu na plataforma Museusbr. Saiba mais acessando Como incluir um Museu?
  2. Se você não é o responsável pelo museu nem trabalha nele, pode entrar em contato conosco e nós faremos a verificação necessária para incluí-lo em Museusbr: 

Cadastro Nacional de Museus e Registro de Museus
cnm@museus.gov.br

registro@museus.gov.br
(61) 3521-4291
(61) 3521-4329
(61) 3521-4330
(61) 3521-4334
(61) 3521-4410

 

O que o Museusbr oferece?

  • Mapas georrefenciados: permite maior acuidade na localização dos museus;
  • Geração de páginas eletrônicas para os museus: aumenta a visibilidade da instituição com a utilização da internet;
  • Agenda de eventos para cada museu: fortalece a divulgação dos eventos realizados pelo museu, possibilitando ainda a interligação com agendas municipais, estaduais, regionais, temáticas etc;
  • Dados Abertos: amplia o acesso aos dados primários, garante transparência na gestão pública, promove a geração de conhecimentos a partir de pesquisas usando esses dados;
  • Integração do museu a outros Sistemas Culturais: reduz o risco de desatualização informacional por meio do compartilhamento de informações em outras plataformas culturais como a do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais – SNIIC/MinC (http://sniic.cultura.gov.br/) e do Registro dos Museus Ibero-Americanos do Programa Ibermuseus (http://www.ibermuseus.org/);
  • Divulgação do museu no Brasil e no mundo: diversifica as fontes de promoção e possibilidades de difusão dos museus.

 

Dados Abertos

Todas as informações constantes na plataforma Museusbr estão à disposição de qualquer cidadão interessado no universo museal brasileiro, com possibilidade de extração de dados por meio de download de planilhas, conforme direcionamento feito por meio dos filtros disponíveis.

Saiba como fazer extração de dados.

A política de Dados Abertos garante transparência na gestão pública, amplia o acesso aos dados primários e viabiliza a criação de novos projetos.

 

Confira aqui o Manual completo da Plataforma!

 

Perguntas Frequentes

 

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