19/06 - Em encontro com Michelle Bachelet, ministra Eleonora Menicucci fala sobre justiça social, democracia e inclusão de gênero

Publicado em 19/06/2012 19:50Modificado há 14 anos
Compartilhe:
Ministra das Mulheres saúda empresas participantes do evento sobre empresas, igualdade de gênero e sustentabilidade Foto: Nei Bomfim/SPM

Ministra das Mulheres salienta história política de Michelle Bachelet, cuja gestão marca de maneira positiva primeira agência das Nações Unidas dedicada ao empoderamento das mulheres e à igualdade de gênero

No seu primeiro dia de agenda na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, segunda-feira (18/06), a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), fez emocionado discurso em encontro com a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. Falando em nome das mulheres brasileiras, Menicucci afirmou que o governo da primeira presidenta da República do Brasil tem “compromisso com a justiça social, com a democracia, com a inclusão de gênero e com o enfrentamento à violência como marcas de sua trajetória de vida”.

Em sua saudação, a ministra Eleonora salientou a história política de Michelle Bachelet, cuja gestão marca de maneira positiva a primeira agência das Nações Unidas dedicada ao empoderamento das mulheres e à igualdade de gênero. “Papel este que tem, com força, posto como fundamental a inclusão da igualdade de gênero e a consolidação dos espaços de poder, tanto no âmbito interno da ONU, como externo, em todos os continentes”, analisou a ministra brasileira.

A reunião-almoço teve a presença da ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares. As autoridades foram recebidas pela jornalista Ana Paula Padrão.

Igualdade, sustentabilidade e empresas - A diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, tratou do tema “O papel das empresas para promover a igualdade de gênero e a sustentabilidade, preservando o futuro”. Ela destacou os resultados dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade significa Negócios, que estabelece sete metas a serem cumpridas pelas corporações para estimular o potencial das mulheres no mundo corporativo.

“Entre todos os desafios e oportunidades no nosso mundo de hoje, um fato é incontestável: países e empresas com mais igualdade de gênero desfrutam de níveis mais elevados de crescimento e desempenho”, alertou Bachelet. Para a dirigente das Nações Unidas, “investir nas mulheres, na sua formação e liderança e na igualdade de oportunidades traz altos retornos”, completou.

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais: www.facebook.com/spmulheres e www.twitter.com/spmulheres

Categorias
Compartilhe: